SP lança 2º Pitch Gov para otimizar serviços públicos com start-ups

Único jornal diário gratuito no metrô

Encontrar soluções práticas e inovadoras para os serviços públicos no Estado de São Paulo. Essa é a proposta do projeto Pitch Gov.SP 2.0, que teve o lançamento da segunda edição nesta sexta-feira (15). Desta vez, o programa selecionará 16 start-ups para atender oito áreas do governo estadual.

“Lançamos o Pitch Gov.SP 2.0 para atender 42 desafios, em oito áreas. Startupeiros, venha trazer suas propostas”, convidou o governador. Nós queremos boas ideias e, posteriormente, financiamento para escala desses bons projetos”, disse Alckmin.

Primeiro programa do gênero na América Latina, o Pitch Gov.SP posiciona São Paulo como um dos Estados mais inovadores do Brasil, seguindo os pioneiros no relacionamento com start-ups, como diversos estados norte-americanos e também o Reino Unido.

“As startups também se beneficiam, visto que o setor público é responsável por grande parte da oferta de serviços em educação, saúde e outros setores nos quais as startups já desenvolvem soluções, servindo como um grande veículo de promoção, validação e escala para esses negócios de alto potencial de crescimento”, afirma Karla Bertocco, subsecretária de Parcerias e Inovação do Estado de São Paulo.

Como participar

As inscrições para a atual edição já começam nesta sexta feira (15). As propostas poderão ser inscritas até o dia 15 de outubro pelo site www.pitchgov.sp.gov.br, no qual as start-ups irão se inscrever na plataforma. Podem se inscrever start-ups que tenham até 7 anos e com soluções já funcionais. Serão analisadas em sua maturidade, modelo de negócios, equipe e compatibilidade com os desafios, inovação e benefícios esperados.

Os selecionados serão anunciados dia 27 de outubro e, em 9 de novembro, participarão de um evento no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, as 16 start-ups escolhidas apresentarão suas soluções a uma banca de líderes da gestão pública, investidores, empreendedores de renome e outros profissionais especialistas na área.

Dicas com o Sebrae 

Haverá também um workshop de lançamento do Pitch Gov.SP 2.0, em parceria com o Sebrae, dia 28 de Setembro na Escola de Negócios Sebrae, no Campos Elísios. Será apresentado à start-ups o programa, dicas sobre o edital, processo de inscrição, modelos de negócios e uma sessão dedicada a perguntas e respostas dos interessados. Inscrições para o workshop pelo link: http://bit.ly/pitchgov2.

Pitch Gov.SP e Fapesp

Uma novidade desta 2ª edição do Pitch Gov.SP é a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Por meio do Programa Parceria para Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), a Fapesp disponibilizará até R$ 10 milhões para apoiar start-ups interessadas em testar a viabilidade tecnológica de um produto, processo ou serviço inovador ou desenvolver pesquisa relacionadas aos desafios da administração públicas propostos pelo Governo do Estado. “São R$ 200 mil iniciais por empresa”, comentou Alckmin.

Para a inscrição serão solicitadas informações da empresa, equipe, solução proposta e indicação de qual desafio ela se aplica e benefícios esperados na implementação da solução entre o Governo e a start-up. A submissão deve ser feita por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) no endereço www.fapesp.br/sage.

Os desafios serão focados na área de saúde e poderão ser enviadas propostas por empresas de pequeno porte, até 250 funcionários, que tenham sua área de pesquisa em São Paulo. Um edital separado será lançado, elencando os desafios e buscando empresas que possam solucioná-los. Qualquer dúvida basta entrar em contato pelo e-mail chamada_pitchgov@fapesp.br.

Mais informações sobre a chamada de proposta estão disponíveis no endereço www.fapesp.br/11243. Os resultados serão anunciados em 24 de maio de 2018.

Foto: Alexandre Carvalho/A2img