OBSOLETA – Inaugurada em 1971 pelo então prefeito Paulo Maluf (PP), a obra foi considerada obsoleta já na época da construção; depois, ela desvalorizou imóveis e degradou a região.
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou a mudança do nome do elevado Presidente Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, para elevado Presidente João Goulart. O projeto de lei, apresentado pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB) em junho de 2014, foi aprovado em segunda votação nesta quarta-feira (22). O projeto agora será encaminhado para sanção do prefeito Fernando Haddad (PT).
“O elevado Costa e Silva somente recebeu este nome por ter sido construído e inaugurado durante a ditadura militar, o que, em plena democracia se torna um contrassenso. Ao contrário de Costa e Silva, João Goulart teve uma vida de luta em prol da democracia e melhoria das condições de vida da população”, disse o vereador, em sua justificativa.
Inaugurada em 1971 pelo então prefeito Paulo Maluf (PP), a obra foi considerada obsoleta já na época da construção. Depois, ela desvalorizou imóveis e degradou a região por onde passa. Atualmente, uma parte da sociedade propõe a demolição do elevado e outra é favorável a manutenção dele por ser uma importante via que desafoga o trânsito na capital paulista.
Em março deste ano, Haddad sancionou projeto de lei que transformou o elevado, quando está fechado para carros (de segunda a sexta, das 21h30 às 6h30, aos sábados, a partir das 15h, e aos domingos o dia todo) em “parque Minhocão”.
Foto: Jales Valquer/Folhapress