Roubos voltam a crescer, e homicídios registram nova queda no Estado de SP

Único jornal diário gratuito no metrô

ESTATÍSTICA – A mesma tendência de queda dos homicídios e aumento nos roubos vista no Estado se repetiu na capital paulista, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.

O número de roubos em São Paulo apresentou novo crescimento, segundo os dados da violência divulgados nesta sexta-feira pelo secretário da Segurança Pública no Estado, Mágino Alves Barbosa Filho. Por outro lado, a ocorrência de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) apresentou nova queda.

As estatísticas oficiais apontam crescimento de 6% nos casos de roubos. Foram 26.690 casos em maio deste ano contra 25.295 do ano passado. Esse foi o quarto aumento seguido no Estado, em comparação do mês com o mesmo mês do ano anterior. Segundo pesquisas de vitimização, os roubos são crimes que mais provocam sensação de insegurança na população.

Em relação aos assassinatos, a queda foi de 9% em maio deste ano, em comparação a maio de 2015. Foram 278 vítimas no mês, contra 304 do mesmo período no ano passado. É a nona queda seguida mês a mês no quesito.

A mesma tendência de queda dos homicídios e aumento nos roubos vista no Estado se repetiu na capital. Foram 64 vítimas de homicídio neste ano contra as 84 registradas em maio de 2015, queda de 24%. O crescimento nos roubos foi de 5% no município, saltando de 12.196 casos registrados para 12.843.

Mágino comemorou a nova queda nos homicídios. “Mostra que estamos no caminho certo.” O secretário dedicou boa parte da apresentação para falar de casos de estupros, que tiveram pequena queda no Estado (-1%).

Fotos: Deny Cesare/Folhapress