Homem procura menos os serviços de saúde pois trabalha mais, diz ministro

Único jornal diário gratuito no metrô

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que os homens procuram menos os serviços de saúde porque “trabalham mais” que as mulheres e “são os provedores” da maioria das famílias. A declaração ocorreu nesta quinta-feira (11) após o lançamento de uma pesquisa feita pela ouvidoria da pasta em 2015, por telefone, com 6.141 homens cujas parceiras fizeram parto no SUS (Sistema Único de Saúde). Desse total, 31% afirmaram que não têm o hábito de ir às unidades de saúde para buscar auxílio na prevenção de doenças.

Questionado sobre os motivos que levam a esse cenário, Barros respondeu se tratar de “uma questão de hábito, de cultura, até porque os homens trabalham mais, são os provedores da maioria das famílias e não acham tempo para se dedicar à saúde preventiva”. Em seguida, afirmou que “é uma cultura que precisa ser modificada”. “Quem precisa acha tempo”, disse.

Apesar da justificativa de que os homens “trabalham mais”, dados da pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostram que o horário de funcionamento das unidades de saúde foi apontado por apenas 2,8% dos homens como motivo para não irem aos serviços de saúde. A maioria, ou 55%, justifica que “nunca precisou”, ou seja, que procura mais somente em casos urgentes e não para prevenção e cuidados contínuos.

A pesquisa foi anunciada em conjunto com um projeto definido como “pré-natal do parceiro. O objetivo, segundo o ministério, é aproveitar o momento em que o homem acompanha a mulher no pré-natal para que seja atualizada a carteira de vacinação e realizados exames preventivos também para o parceiro, de forma a detectar com mais rapidez o aparecimento de doenças e complicações, o que facilita o tratamento.