Clínicas de SP inicia nesta 3ª feira campanha pela doação de órgãos

SÃO PAULO,SP,26.09.2016:DOAÇÃO-ÓRGÃOS - Relógio de rua exibe a mensagem ?Doe órgãos e salve vidas?, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), na manhã desta segunda-feira (26). (Foto: J. Duran Machfee/Futura Press/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

Pacientes em lista de espera de órgãos para transplante de fígado, transplantados e médicos, assistentes e residentes, distribuem – a partir desta terça-feira (27), Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos – materiais informativos e esclarecem dúvidas sobre a necessidade e a importância da doação de órgãos.

As ações fazem parte da campanha pelo Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, para conscientizar a população a respeito da importância da doação de órgãos. No ano de 2015, em São Paulo, foram realizados 511 transplantes, sendo 195 de rim, 120 de medula óssea, 96 de fígado, 93 de córnea (tecido) e sete de pâncreas, pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Assim mesmo, a lista de espera é grande e metade dos que estão nela perdem a vida antes de conseguir o transplante.

A iniciativa da atividade é da Divisão de Transportes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo e da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica do HC-FMUSP, em parceria com a OPO – Organização e Procura de Órgãos do HC e ONG Viva Transplante. Na avenida Paulista, os relógios de rua exibem mensagem sobre doação de órgãos.