Rejeição de acordo de paz na Colômbia repercute na imprensa internacional


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A rejeição do acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), em plebiscito neste domingo (2), repercutiu na imprensa internacional.
O jornal americano “The New York Times” afirmou em seu site que a derrota da paz “deixa uma nação em choque”.
A versão digital do francês “Le Monde” destacou o resultado do plebiscito na capa de sua seção internacional, citando a “incerteza” que toma conta da Colômbia após a vitória do “não”.
O britânico “The Guardian” também noticiou com destaque o plebiscito em sua seção internacional. O jornal lembrou que o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, estava tão confiante na vitória do “sim” que disse durante a campanha não ter um plano B em caso de derrota.
A homepage do espanhol “El País” trazia ao lado da manchete: “Colômbia rechaça pacto de paz com as Farc”.
O alemão “Süddeutsche Zeitung”, ao noticiar o resultado do plebiscito neste domingo, afirmou: “Os colombianos não confiam mais na paz”.
De maneira surpreendente, o “não” se impôs ao “sim” por uma diferença de apenas 54 mil votos (50,2% a 49,8%), e fez naufragar o acordo de paz assinado entre o governo e as Farc, de maneira festiva e com a presença de vários chefes de Estado da América Latina, no último dia 26.