Temperatura sobe e São Paulo terá ‘clima de verão’ a partir do feriado

INSTABILIDADE – No feriado do dia 12 de outubro, a temperatura continua em ascensão e atinge 28°C, o que provoca instabilidades durante à tarde, dizem meteorologistas

Após um fim de semana com variação de nuvens e temperaturas amenas, os paulistanos terão a partir desta terça (11) elevação das temperaturas e retorno das chuvas com maior volume. Esse clima, típico de primavera, fica com características mais de verão, segundo Helena Turon Balbino, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No verão, há maior quantidade de radiação solar, o que favorece o aumento das temperaturas, da precipitação, da umidade relativa do ar e da nebulosidade.

Uma das características da primavera é essa irregularidade climática, já que é uma estação de transição entre o inverno (seco) e o verão (chuvoso), o que permite o início na mudança do regime de chuvas e das temperaturas.

No feriado do dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças, a temperatura continua em ascensão e atinge 28°C, o que provoca instabilidades durante à tarde, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente no norte e oeste do Estado. Na sexta (14), a temperatura oscila entre 18°C e 30°C.