‘Brasil começa a entrar nos trilhos’, diz presidente em reunião do Brics

(Goa - Índia, 16/10/2016). Presidente Michel Temer, Presidente Vladimir Putin, Primeiro-Ministro Narendra Modi, Presidente da República Popular da China Xi Jinping e o Presidente da República da África do Sul Jacob G. Zuma, posam para foto oficial dos Chefes de Estado e de Governo do BRICS. Foto: Beto Barata/PR

DISCURSO – Michel Temer começou o discurso dizendo que o mundo ainda se recupera da crise financeira global; ele ressaltou as previsões para a economia brasileira em 2017

O presidente Michel Temer disse neste domingo (16), em Goa, na Índia, que o Brasil “começa a entrar nos trilhos”. Em discurso para chefes de Estado e de Governo do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o presidente ressaltou que as previsões para a economia brasileira em 2017 melhoraram e que o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima o fim da recessão e a volta do crescimento econômico no próximo ano.

“Já é possível verificar positiva reversão de expectativas, com decidida elevação nos níveis de confiança dos agentes econômicos”, disse Temer. Ele começou o discurso dizendo que o mundo ainda se recupera da crise financeira global.

“Já diante do primeiro impacto da crise, o Brics afirmou-se como esteio da reforma da governança financeira internacional. Consolidaram-se como fonte de dinamismo e como atores essenciais para a retomada da atividade econômica”, declarou. Temer ainda ressaltou que é preciso resistir à tentação do protecionismo entre os países: “Há muito que podemos fazer para garantir mais comércio, mais crescimento e mais prosperidade.”