Inter vira sobre o Flamengo, deixa zona de rebaixamento e ajuda o Palmeiras

Único jornal diário gratuito no metrô

O Internacional deixou a zona de rebaixamento. Neste domingo (16), o time gaúcho saiu atrás, mas apoiado por mais de 30 mil torcedores, com gols de Sasha e Vitinho, bateu o vice-líder Flamengo por 2 a 1. Assim, ajudou o Palmeiras na briga pelo título brasileiro.
Aos 11 min de jogo, Réver abriu o placar para os cariocas. O Inter, então, empatou com Sasha e virou com Vitinho. Sofreu pressão até o fim, mas venceu.
Com isso chegou aos 36 pontos, pulou para a 14ª colocação e deixou de vez a zona de rebaixamento. Já o Flamengo parou com 60 e ainda foi prejudicado pela vitória do Palmeiras contra o Figueirense. Agora os paulistas abriram quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder.
Vitinho pode não ter sido o melhor tecnicamente em campo, mas foi decisivo. Na hora em que o Inter perdia, ele apareceu. Disparou chutes, driblou e foi premiado. Em um rebote, balançou a rede e deu três pontos ao colorado.
Não é costume de Alex atuar aberto pelo lado. Foi o que aconteceu neste domingo. O meia jogou pela esquerda, travando duelos com o lateral Pará. Perdeu a maioria, errou passes e não fez boa partida.
Paolo Guerrero voltou a ser titular do Flamengo neste domingo. Sofreu, contudo, com uma forte marcação exercida pela dupla de zaga do Internacional. Apagado, teve poucas chances e quando apareceu no jogo, acabou perdendo.
O gol do Flamengo, aos 11 min, foi um balde de água fria nos mais de 30 mil torcedores no Beira-Rio. Mas em vez de entristecer, os colorados apoiaram ainda mais. O jogo tornou-se uma epopeia. Jogadores caídos, substituições, tensão, erros. Até que Sasha, em jogada de escanteio, empatou. Foi quando o Internacional cresceu ainda mais. Virou minutos depois, com Vitinho.
ERROS
O Inter teve os mesmos erros e acertos das últimas partidas em Porto Alegre. Postou-se de forma recuada; ficou mais tempo sem a bola do que com ela. Tentou sair em contra-ataque rápido utilizando Vitinho como homem mais avançado.
Alex e Seijas tramaram boas jogadas e Gustavo Ferrareis, novamente, foi mais importante para auxiliar o lateral direito -desta vez Ceará- do que para construir algo no campo de ataque. Vitinho, isolado, tentou resolver tudo sozinho.
Diego foi o principal destaque da partida. O meia ditou as ações do Flamengo, tentou de toda forma criar alternativas de ataque para o rubro-negro. No entanto acabou preso entre os volantes do Internacional.
Os pontas, Everton, depois Fernandinho, e Gabriel, pouco apareceram no jogo e Paolo Guerrero sofreu muitas faltas. No segundo tempo, a qualidade de Diego em cobrança de falta abriu o placar. Aos 11 min, o meia achou Réver, que colocou nas redes.
‘BURRO’
Aos 18 min do segundo tempo, quando o Inter perdia por 1 a 0, Celso Roth resolveu tirar Seijas e colocar Valdivia. A reação da torcida foi forte. Aos gritos de “burro” e vaias, os colorados protestaram muito. Três minutos depois, o time empatou o jogo.
Antes do jogo, a torcida do Internacional escolheu seu lado na briga entre dois jogadores ocorrida no treinamento de sexta-feira. Os aficionados gritaram: “William, William, William” e depois: “Ei, Anderson, vai…”.
Tanto o meio-campista quanto o lateral foram afastados até segunda-feira e serão punidos pela direção. Além de usarem a voz, os torcedores também organizaram um abaixo-assinado pedindo a demissão dele através da internet.
Na próxima rodada, o clássico Gre-Nal do próximo domingo marca a agenda do Inter. Antes, porém, há o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil contra o Santos, na quarta-feira. Já o Flamengo tem o clássico das multidões contra o Corinthians, no domingo.

INTERNACIONAL
Danilo Fernandes; Ceará, Paulão, Ernando e Geferson; Anselmo (Fabinho), Rodrigo Dourado, Gustavo Ferrareis (Eduardo Sasha), Alex e Seijas (Valdívia); Vitinho
T.: Celso Roth

FLAMENGO
Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo (Sheik), Willian Arão e Diego; Gabriel (Alan Patrick), Guerrero e Everton (Fernandinho).
T.: Zé Ricardo

Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Renda/público: R$ 640.755,00 / 35.510
Cartões amarelos: Paulão (I), Alex (I);
Gols: Réver (F), aos 11 min do 2º tempo; Eduardo Sasha (I), aos 20 min do 2º tempo; Vitinho (I), aos 35 min do 2º tempo

MARINHO SALDANHA
PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS)