Protesto contra novo ensino médio termina em ‘catracaço’ e confusão

SÃO PAULO, SP, 18.10.2016: PROTESTO-ENSINO - Estudantes discutem com guardas do Metrô após protesto contra a reforma do ensino médio realizada na avenida Paulista em São Paulo, nesta terça-feira (18). (Foto: Marcelo S.Camargo/FramePhoto/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

METRÔ – Após protesto na avenida Paulista, um grupo de estudantes tentou entrar sem pagar na estação República do Metrô; houve confronto com seguranças e jovem foi apreendido

Um protesto de estudantes contra a reforma do ensino médio terminou em confusão nesta terça (18) na estação República do metrô, na região central de São Paulo. O ato organizado pelo movimento Secundaristas em Luta começou por volta das 11h, após concentração no Masp, na avenida Paulista. Quando os manifestantes chegaram à estação República, houve conflito com agentes de segurança do Metrô.

A estatal disse que eles tentaram entrar sem pagar e agiu para evitar que pulassem os bloqueios nas catracas. Ela também divulgou um vídeo que mostra um rapaz arremessando um objeto de metal contra os agentes de segurança. O jovem foi apreendido para prestar esclarecimentos e liberado depois.

O movimento Secundaristas em Luta disse em nota que a equipe do Metrô agiu com “truculência” e que um funcionário que participou da apreensão estava agressivo. A Polícia Militar não divulgou estimativa do número de participantes do protesto.

Os estudantes questionam a reforma do ensino médio anunciada pelo governo federal em setembro – que já motivou outros protestos. Ela prevê a flexibilização do ensino médio e foi proposta pelo presidente Michel Temer (PMDB) por meio de medida para acelerar a tramitação na Câmara e no Senado.

Com a mudança prevista, só parte da grade curricular do ensino médio será comum a todos. Caberá aos estudantes a opção de se aprofundar em linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza ou ensino técnico.