Maior avião do mundo chega ao aeroporto de Campinas

Único jornal diário gratuito no metrô

O Antonov 225, maior avião do mundo em atividade, pousou por volta das 11h desta manhã no aeroporto Internacional de Campinas (SP). Essa é a primeira parada da aeronave no país para a missão de carregar um gerador até o Chile. Em Campinas, a aeronave será equipada com um suporte especial que servirá para sustentar o gerador.
De Campinas, às 22h30, o Antonov vai até o aeroporto de Guarulhos. A previsão da chegada é às 23h. A aterrissagem será transmitida ao vivo pela concessionária do aeroporto.
Em Guarulhos, a operação de carregamento durará a madrugada inteira. A decolagem do Antonov está prevista após as 6h.
SONHO
O único exemplar do Antonov Mriya 225 foi construído entre 1984 e 1988, como parte do programa espacial soviético. O objetivo é que ele pudesse transportar o ônibus espacial soviético até sua base de lançamento.
Com seu tamanho descomunal, muitos projetistas duvidaram que o avião conseguiria sair do chão. Por isso, foi apelidado de Mirya, ou sonho em russo. Com a queda da União Soviética, no entanto, o avião ficou encostado.
Em 2000, a fabricante do Antonov, com sede na Ucrânia, resolveu reformar a aeronave. O projeto era o de transformar o modelo no maior cargueiro comercial do mundo. Entre os desafios estava o de obter certificações internacionais, questão desnecessária enquanto o avião operava apenas na União Soviética.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)