Nove ministérios e monumentos foram danificados em protesto

Brasília - Manifestantes colocam fogo em carro durante protesto na Esplanada dos Ministérios (Wilson Dias/Agência Brasil)
Único jornal diário gratuito no metrô

static_qr_code_without_logo

A Secretaria da Segurança Pública e Paz Social do Distrito Federal divulgou nesta quarta-feira (30) um balanço sobre os danos causados ontem (29) durante a manifestação de estudantes na Esplanada dos Ministérios. Nove prédios de ministérios sofreram danos, como vidros e refletores quebrados e paredes pichadas.

Na Catedral e no Museu Nacional, carros foram incendiados. No total, foram 27 placas de sinalização arrancadas e amassadas, cinco paradas de ônibus quebradas, diversos cones e cavaletes queimados, um controlador de velocidade danificado e dois veículos queimados.

Na tarde dessa terça-feira, uma manifestação de estudantes contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/16 foi dispersada pela Polícia Militar com bombas de gás de efeito moral, lacrimogêneo e spray de pimenta.

O protesto corria de forma pacífica até o momento em que os manifestantes chegaram ao gramado do Congresso e um grupo virou um carro de reportagem que estava estacionado nas rampas de acesso. Durante o confronto entre a polícia e os manifestantes, houve a depredação de bens públicos e privados.