Metrô lança campanha de combate ao comércio irregular em São Paulo

Único jornal diário gratuito no metrô

A Companhia do Metropolitano de São Paulo inicia nesta semana, a campanha “Não é legal e incomoda”, que tem como objetivo coibir o comércio irregular nos trens e estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás, com a ajuda dos usuários.

A campanha “Não é legal e incomoda” foi criada pelo Metrô e será divulgada nos canais oficiais da Cia. nas redes sociais e vinhetas na TV Minuto. As peças da campanha reproduzem depoimentos reais de usuários e o incômodo que sentem ao serem abordados pelos vendedores ambulantes e também alertam para o incômodo gerado pela prática e o perigo de ingerir alimentos de procedência desconhecida.

A equipe de segurança do Metrô realiza rotineiramente estratégias para coibir o comércio irregular em suas dependências. São mais de 1.100 agentes, uniformizados e à paisana, que realizam rondas constantes pelas estações e trens.  Os ambulantes flagrados são orientados sobre a proibição a este tipo de comércio, retirados do sistema e têm as mercadorias apreendidas e encaminhadas para a Subprefeitura da região mais próxima da ocorrência. De janeiro a outubro de 2016, foram realizadas 9.938 ações de recolhimento de mercadorias, 49% superior ao registrado em todo o ano anterior.

Os usuários podem contribuir com o esforço da Companhia, enviando uma mensagem de texto para o serviço de SMS Denúncia do Metrô, pelo telefone 97333-2252, caso observe esse tipo de infração, fornecendo informações que possibilitem a identificação do infrator. Esta ferramenta permite ações imediatas dos agentes de segurança e garante total anonimato ao denunciante.

As denúncias podem ser feitas também diretamente a qualquer empregado do Metrô em qualquer estação. A colaboração do usuário é muito valiosa. Além de contribuir para evitar a prática irregular, o usuário não coloca sua saúde em risco, ao não consumir produtos de qualidade duvidosa.

Total de apreensões de mercadorias:

2013 – 3.272

2014 – 4.791

2015 – 6.664

2016 – 10.900 (dados até o mês de novembro)