Temer desiste de militar e escolhe técnico para comando da Funai

Único jornal diário gratuito no metrô

O presidente Michel Temer escolheu o especialista em saúde indígena Antonio Fernandes Toninho Costa para comandar a Funai (Fundação Nacional do Índio).
A indicação, que será publicada na edição desta sexta-feira (13) do “Diário Oficial da União”, encerra uma disputa entre o governo federal e as comunidades indígenas pelo cargo.
Sob pressão, o Palácio do Planalto desistiu de nomear um militar para o posto e optou por um técnico com histórico em defesa dos direitos indígenas.
Em julho, como antecipou a Folha de S.Paulo, foi indicado para o posto pelo PSC o general da reserva do Exército Sebastião Roberto Peternelli Júnior.
Em uma página na internet em março, Peternelli postou uma imagem em homenagem ao golpe militar de 1964: “52 anos que o Brasil foi livre do maldito comunismo. Viva nossos bravos militares! O Brasil nunca vai ser comunista”.
A indicação foi recebida com protesto por comunidades indígenas, o que levou o governo federal a desistir e a adiar a escolha.
Juventude
Além do comando da Funai, o presidente Michel Temer pretende escolher também nesta quinta-feira (12) o novo secretário nacional de Juventude.
O nome mais cotado para o posto é o do atual presidente da juventude nacional do PMDB, Francisco de Assis Costa Filho.
Na semana passada, o presidente aceitou o pedido de demissão do também peemedebista Bruno Júlio do cargo de secretário nacional, estrutura subordinada à Secretaria de Governo.
Em entrevista, ele havia criticado a repercussão dos massacres em presídios do Amazonas e Roraima e disse que tinha de fazer uma “chacina por semana” nas unidades prisionais brasileiras.

GUSTAVO URIBE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)