Prefeito manda apagar grafites dos Arcos do Jânio, no centro da capital

SÃO PAULO, SP, 14.02.2015 - GRAFITESP - Artistas fazem intervenção no grafite de Hugo Chavez, no Arcos do Jânio, depois que pichadores depredaram a obra, na avenida 23 de Maio, em São Paulo. (Foto: Apu Gomes/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou na manhã deste sábado (14) que a prefeitura vai apagar os grafites na área conhecida como Arcos do Jânio, no centro da cidade. O local, alvo histórico de pichações, recebeu os grafites em 2015, após autorização da gestão do então prefeito Fernando Haddad (PT).

Desde o dia 29 de novembro, o local passa por restauração. A previsão da prefeitura era de que a reforma iria custar R$ 650 mil e durar seis meses. “Não haverá mais grafites naquela área”, disse Doria, em evento na avenida 23 de Maio. Ele voltou a afirmar que a cidade terá uma área reservada para grafiteiros e muralistas.

Os Arcos do Jânio, erguidos no início do século passado, são considerados patrimônio histórico. O local atraiu atenções no final dos anos 1980, quando o então prefeito Jânio Quadros mandou demolir um cortiço que encobria a estrutura.

Em 2015, após os grafites terem sido pintados, o local foi pichado depois que o artista Rafael Hayashi fez um desenho que lembrava o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, morto em 2013.