Metrô terá 40 estações com wi-fi gratuito a partir de 5 de fevereiro

São Paulo 22/09/2015 Movimento na Estação Sé do Metrô. Os usuários da estação Sé podem contar com um novo serviço gratuito de internet sem fio: são as WiFi Zones implantadas pelo Metrô de São Paulo esta semana. Ao todo, serão 75 áreas de acesso distribuídas por todas as estações da rede de metrô até dezembro 2015. No mezanino da Sé, já estão disponíveis dois locais onde os usuários podem se conectar gratuitamente. As áreas estão identificadas com adesivos e placas e ficam ao lado do vão central, atrás das escadas de embarque no sentido Jabaquara e antes das escadas de embarque no sentido Tucuruvi. Para usar o serviço, o usuário deve pesquisar a rede "wifi_metro_sp" e cadastrar seu e-mail. Após aceitar o "Termo de Condições de Uso", estará habilitado a usar a internet. A conexão vai atender inicialmente 200 usuários simultaneamente, com capacidade de expansão. Cada pessoa poderá utilizar a rede por no máximo 20 minutos, com intervalos de 15 minutos. O tempo permitido de conexão é superior, por exemplo, ao que é disponibilizado pelos metrôs do Rio de Janeiro (15 minutos, duas vezes ao dia) e de Tóquio (15 minutos, cinco vezes ao dia). Foto Paulo Pinto/Fotos Publicas

A partir do próximo dia 5 de fevereiro, os usuários do Metrô de São Paulo poderão contar com mais uma facilidade oferecida pelo Governo do Estado. Graças a uma parceria com a iniciativa privada, a oferta de wifi gratuito será ampliada para 40 estações da rede, totalizando 34 novas estações com Internet gratuita.

Além disso, as seis estações que já dispõem do serviço terão a cobertura do sinal aumentada, com a substituição dos equipamentos. A primeira etapa do projeto vai começar com 20 estações que terão o sinal disponível tanto nas áreas livres como nas áreas pagas, com exceção das plataformas. “Serão 40 estações de metro com wi-fi gratuito, inclusive nas áreas livres das estações, menos nas áreas de embarque por questão de segurança”, disse o governador Geraldo Alckmin.

As outras 20 estações passarão a contar com o wi-fi a partir do dia 19 de fevereiro. A princípio, o sinal será aberto em caráter de teste, possibilitando aperfeiçoamentos técnicos ao longo desse período. A operação plena do novo serviço de wi-fi no Metrô será iniciada no dia 1º de março nas 40 estações, divididas pelas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás.

Para se conectar, ousuário deverá fazer um cadastro com nome, e-mail e telefone, além de aceitar as condições de uso na tela que abrirá automaticamente após a seleção do wi-fi gratuito da estação. Também será possível usar os dados do Facebook ou Linkedln para o cadastro. Cada pessoa poderá usar a rede por 15 minutos. Após esse período, a reconexão pode ser feita a qualquer momento e será exibida uma página com a mensagem “Bem Vindo de Volta”, evitando que um novo cadastro seja feito. Não há limitação do número de acessos.