Museu da Diversidade Sexual estreia exposição inspirada no carnaval

Brasil, Rio de Janeiro, RJ. 03/02/2007. Primeiro desfile da Banda de Ipanema, um dos mais tradicionais blocos carnavalescos do Rio de Janeiro. - CrÈdito:ALAOR FILHO/ESTAD√O CONTE⁄DO/AE/Codigo imagem:24393
Único jornal diário gratuito no metrô

O Museu da Diversidade Sexual, instituição cultural do Governo do Estado de São Paulo, abriu no dia 18 de fevereiro, sábado, a exposição “Será que el_ é?”. Inspirada no Carnaval, a mostra, com curadoria do carnavalesco Sidney França, faz um panorama da relação histórica entre a comunidade LGBT e a maior manifestação cultural do Brasil e fica em cartaz até o dia 27 de maio de 2017. A entrada é gratuita.

 

“Será que el_ é?” aponta a importância da diversidade na construção do Carnaval, um espaço que sempre foi acolhedor e livre para as mais variadas manifestações e expressões da sexualidade, um período onde muitas pessoas “saíam do armário” para viver sua sexualidade reprimida durante o ano.

 

O Museu da Diversidade Sexual se transforma em um grande carro alegórico, dentro do qual ficam expostos figurinos, fotografias, histórias e instrumentos musicais. A exposição presta ainda homenagem a alguns ícones da comunidade LGBT que simbolizaram como ninguém a festa, como Elke Maravilha e Clóvis Bornay.

 

O título da exposição faz referência à famosa marchinha, grande sucesso dos bailes de Carnaval desde os anos 60. Muito embora seu tom jocoso possa parecer politicamente incorreto e seja muitas vezes cantada acompanhada de um coro entoando uma palavra ofensiva no final de suas estrofes, o mesmo termo foi incorporado pela comunidade LGBT e requalificado, sendo utilizado nos bailes, blocos e ruas como grito de empoderamento.

 

Integram também a exposição objetos do Grêmio Arco-Íris, primeira escola de samba LGBT de São Paulo, e fantasias de estilistas e destaques consagrados do Carnaval, como Michelly Xis, Bruno Oliveira, Isaac Rodrigues e Mauricio Pina.

 

“Será que el_ é?” tem ainda uma simulação de uma oficina de fantasias de Carnaval, onde os visitantes podem conferir como funciona o processo de confecção de um adereço, e um espaço interativo, onde poderão customizar suas roupas para brincar nos bloquinhos.

 

SERVIÇO:

Data: Em cartaz até 27 de maio de 2017

Endereço: Rua do Arouche, 24 – piso mezanino da estação República do metrô

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Telefone: (11) 3882-8080

Entrada gratuita