Obras no Canal de Avanhandava vão beneficiar a Hidrovia Tietê-Paraná

O governador do estado de São Paulo, dá início às obras de ampliação e derrocamento do Canal de Navegação da Eclusa de Nova Avanhandava. Data: 23/02/2017. Local: Buritama/SP. Foto: Gilberto Marques/A2img
[the_ad id="63382"]

Com investimentos de R$ 203 milhões e conclusão prevista para julho de 2019, as obras de ampliação e assoreamento do Canal de Avanhandava, no município de Buritama, interior de São Paulo, foram iniciadas nesta quinta-feira (23), com presença do governador Geraldo Alckmin. O canal vai ganhar mais 2,4 metros de profundidade em um trecho de aproximadamente 10 quilômetros da Hidrovia Tietê-Paraná até a jusante da Usina de Três Irmãos.
Alckmin disse que as obras são de caráter estruturante e que serão muito importantes para o desenvolvimento da região e do País. “Havia um gargalo aqui em Nova Avanhandava que será resolvido com o rebaixamento do pedral”, afirmou. “O ano passado, batemos o recorde de transporte pelas hidrovias, 8,7 milhões de toneladas, e acho que poderemos ir rapidamente a dois dígitos e transportar mais de dez milhões de toneladas”, disse o governador sobre o movimento de cargas pela Hidrovia Tietê-Paraná.
O alcance dos benefícios trará reflexos positivos para a população dos diversos estados que utilizam a hidrovia para o transporte de cargas e passageiros. Serão beneficiadas as populações de Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Goiás. De quebra, a obra irá ampliar a capacidade de energia gerada pela Usina de Três Irmãos. Os benefícios também virão na forma de novos postos de trabalho. A estimativa é de que podem ser gerados até 1.400 empregos, dos quais 350 diretos e 1.050 indiretos.

[the_ad_group id="6840"]