Governo do Estado de SP inicia nova obra de desassoreamento do Tietê

O Governador Geraldo Alckmin, participa do início das obras de desassoreamento do Rio Tietê - Lote 1 e 2. DATA 01/03/2017. LOCAL: São Paulo/SP. FOTO: Diogo Moreira
Único jornal diário gratuito no metrô

O Governo do Estado vai investir R$ 55,9 milhões nas obras de desassoreamento de mais um trecho do rio Tietê, iniciadas nesta quarta-feira (1º), entre a barragem da Penha e o lado da barragem Edgard de Souza, na região metropolitana de São Paulo. A estimava é retirar 500 mil m³ de sedimentos, como areia, argila e materiais inertes, e lixo depositado no fundo do canal.

O governador Geraldo Alckmin esteve no local das obras que irão beneficiar os municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana do Parnaíba. “O rio aprofundado ajuda a macrodrenagem de São Paulo, porque o Tietê é o grande ralo de São Paulo. Todos os rios confluem para ele, então, melhora o rio Aricanduva, o Cabuçu, o Mandaqui, enfim, melhora toda a macrodrenagem”, afirmou.

O prazo para conclusão da obra, segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável pela obra, é estimado em 12 meses. Alckmin disse que o desassoreamento do Tietê também está sendo feito em outros trechos do rio. “De Santana do Parnaíba até a barragem da Penha, a gente vem fazendo com frequência esse trabalho. Esse trecho até Mogi eu acho que faz uns 15 anos que não é assoreado. Nós vamos manter todo o Tietê limpo, retirando o material assoreado para deixar o rio mais aprofundado e com isso ajudar na macrodrenagem da região metropolitana”.