Professores protestam em SP e anunciam greve para o dia 15

SÃO PAULO, SP, 08.03.2017: PROFESSORES-SP - Professores da rede estadual de SP realizam assembleia geral, organizado pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado), no vão livre do Masp, na avenida Paulista, em São Paulo. (Foto: Carlos Pupo/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

Professores das redes municipal e estadual de ensino fecharam a faixa do sentido Consolação da avenida Paulista na tarde desta quarta-feira (8), em São Paulo, em ato contra a reforma da previdência proposta pelo governo Temer. Os trabalhadores municipais estavam concentrados na praça Oswaldo Cruz, no Paraíso, e se encontram na Paulista com os estaduais, que estavam no Masp.

Os manifestantes seguiram pela avenida Brigadeiro Luís Antonio, em direção ao viaduto Maria Paula, rumo à praça da Sé, onde aconteceu um ato alusivo ao Dia Internacional de Luta pelo Direito das Mulheres.

“Escolhemos esse dia para fazer o nosso ato porque 92% dos profissionais que trabalham na rede municipal são mulheres. Elas serão as mais prejudicadas pela reforma da previdência que vai aumentar o tempo de contribuição e diminuir a idade mínima para a aposentadoria”, afirmou Cláudio Fonseca, presidente do Sinpeem (Sindicato dos Profissionais de Educação do Ensino Municipal de São Paulo).

Em assembleia realizada instantes antes do início do ato a, os profissionais aprovaram o início de uma greve na educação na rede municipal de São Paulo para o dia 15 de março. A assembleia na Paulista é apenas uma das que estão aconteceu nos 26 Estados da Federação e Distrito Federal, segundo a CNTE (Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação).

Cleiton Gomes da Silva, representante da CNTE no ato, afirmou que profissionais da educação decidiram que vão parar suas atividades na próxima quarta-feira em protesto contra a proposta de reforma da previdência do governo Michel Temer. “Nos 26 Estados e Distrito Federal, os trabalhadores em assembleia decidiram deflagrar greve a partir da próxima quarta-feira. Vamos nos unir às demais categorias que também paralisarão nesta data e que estão sendo mobilizadas pela CUT (Central Única de Trabalhadores)”, disse.