STJ nega liminar para suspender ação contra Lula sobre triplex no Guarujá

13/05/2015- São Paulo- SP, Brasil- O Instituto Lula, em parceria com a União das Nações Sul-americanas (Unasul), realiza o seminário “A integração das cadeias produtivas na América do Sul”, em São Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente da Colômbia e atual secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, abrem o colóquio. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Único jornal diário gratuito no metrô

O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou um pedido de decisão liminar (provisória) feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender a ação sobre o tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, que tramita sob responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba.

Por meio de um habeas corpus impetrado no STJ, a defesa de Lula busca conseguir a “nulidade absoluta” de toda a ação. Foram apresentados cerca de 20 argumentos que, segundo os advogados do ex-presidente, atestam a suspeição de Moro para julgar o caso.

Entre os acontecimentos que atestariam a suspeição de Moro, os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira destacam a condução coercitiva de Lula e a divulgação dos áudios de conversas grampeadas entre o ex-presidente e a então presidenta Dilma Rousseff. O mesmo pedido foi negado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, instância imediatamente acima de Moro, motivo pelo qual a defesa recorreu ao STJ.