Grafiteiro é preso em novo protesto contra Doria na avenida 23 de Maio

SÃO PAULO, SP, 22.03.2016: GRAFITE-SP - O grafiteiro Iaco foi detido na noite desta quarta-feira (22) após fazer um novo protesto contra a política antipichação do governo João Doria (PSDB). Iaco escreveu 'Doria' sete vezes seguidas no muro de um viaduto na avenida 23 de maio, no Paraíso (zona sul). (Foto: Avener Prado/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

O grafiteiro Iaco foi detido na noite desta quarta-feira (22) após fazer um novo protesto contra a política antipichação do governo João Doria (PSDB). Iaco escreveu “Doria” sete vezes seguidas no muro de um viaduto na avenida 23 de maio, no Paraíso (zona sul). O mesmo Iaco já tinha feito intervenção semelhante em janeiro, quando grafou o nome do prefeito 12 vezes em sequência em outra parede da mesmo via.

Na noite desta quarta, ele e o fotógrafo espanhol Nacho Doce, da agência Reuters, foram levados pela GCM (Guarda Civil Metropolitana) ao 78º DP, nos Jardins. Iaco foi levado em flagrante por escrever no muro e, Doce, que produz um ensaio sobre a questão em São Paulo e registrava a ação foi levado como testemunha. Depois de prestarem depoimento, ambos foram liberados.

Iaco diz que na véspera tinha feito um protesto no mesmo muro, escrevendo “muro censurado” e “Doria” repetidas vezes. “Foi apagado muito rápido, então hoje [quarta] voltei para fazer de novo”, afirma. Ele tornou a escrever o nome do prefeito e “muro censurado”, mas foi flagrado pela GCM enquanto conversava com moradores de rua que dormem embaixo do viaduto.

Segundo ele, o protesto é contra a decisão de Doria de apagar grafites e murais da avenida, pintando os muros da 23 de maio de cinza. “A gente perdeu uma das referências de arte urbana no mundo inteiro”, declara.