Frente fria derruba temperatura, e SP tem madrugada mais fria do ano

SÃO PAULO, SP, 18.04.2017: CLIMA-SP - Pessoas na região da República, no centro da capital, usam roupas pesadas para se proteger do frio, os termômetros marcam na casa dos 20ºC. As primeiras horas da manhã de terça-feira (18) seguem com céu encoberto e sensação de frio. De acordo com dados das estações meteorológica do CGE, a temperatura média na Capital Paulista oscila em torno dos 16°C. A máxima prevista para hoje não deve ultrapassar os 23°C. Há potencial para chuviscos no início e no fim do dia. (Foto: Dário Oliveira/Folhapress)
[the_ad id="63382"]

Os paulistanos acordaram nesta quarta-feira (19) sentindo mais frio. Isso porque a cidade de São Paulo teve a madrugada mais fria do ano: a temperatura média mínima foi de 14,3°C. Até então, a noite mais fria do ano na capital paulista havia sido no mês passado, em 21 de março, quando chegou a 15°C.

As menores temperaturas absolutas foram registradas nas regiões de Capela do Socorro (11,1°C), Parelheiros (13,3ºC) e Jabaquara (13,4°C), na zona sul, e nos bairros da zona leste, como Itaim Paulista, Itaquera e Vila Prudente, que atingiu 13,7°C.

Os dados foram coletados a partir das estações meteorológicas espalhadas por São Paulo do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), ligado à prefeitura. A medição oficial da temperatura da cidade é feita pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A queda na temperatura fez aumentar a preocupação com os moradores de rua. Por isso, o órgão decretou desde as 20h10 desta terça (18) estado de atenção para baixas temperaturas na cidade, quando a sensação térmica em São Paulo é inferior a 13°C. Abaixo dos 10ºC, é decretado estado de alerta. Os decretos servem como um alarme para a Defesa Civil, que age para coordenar o encaminhamento dos moradores de rua a abrigos.

Nesta quinta (20), o sol aparece e favorece a elevação das temperaturas ao longo do dia, com termômetros oscilando entre 13°C e 27°C. No final da tarde, segundo o meteorologista do CGE, a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, entretanto não há previsão de chuva para a Grande São Paulo.

Segundo o meteorologista do Inmet, Ernesto Alvim, devem ocorrer pancadas de chuvas na sexta (21), feriado de Tiradentes, devido à passagem de uma segunda frente fria, que vem da Argentina, passa pelo Mato Grosso do Sul e chega a São Paulo na própria sexta (21).

[the_ad_group id="6840"]