Campanha de vacinação contra a gripe entra na 3ª etapa no estado

Único jornal diário gratuito no metrô

A campanha de vacinação contra a gripe deste ano entra em sua terceira etapa. Desde o dia 24 de abril último, mulheres grávidas, mães recentes, crianças a partir dos 6 meses até cinco anos de idade, e indígenas terão prioridade para serem vacinados.

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu desenvolver a campanha de 2017 por etapas porque o Ministério da Saúde, responsável pela distribuição das vacinas por todo o país, está encaminhando-as aos estados de forma gradativa.

Isso não quer dizer que as pessoas enquadradas nas etapas anteriores e que ainda não foram vacinadas estejam impedidas de se vacinar. As doses continuam à disposição, respeitando a data de início para cada grupo.

A terceira etapa está em desenvolvimento e quarta etapa começa em 2 de maio, para pacientes de comorbidades (doenças como distúrbios cardíacos, hipertensão e câncer, por exemplo) e de doenças crônicas.  Os professores da rede pública e privada são o alvo da quinta e última etapa, a partir de 8 de maio. O dia 13 de maio será o Dia “D” da campanha.

A meta da Secretaria da Saúde é imunizar até 26 de maio 10 milhões de pessoas, o que corresponde a 80% das 12,6 milhões de paulistas que formam o público-alvo da campanha. As vacinas estão à disposição em mais de 4 mil postos de saúde, distribuídos pelo Estado de São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Cronograma da campanha

 

3ª Etapa: a partir de 24 de abril: gestantes, puérpeas, crianças com pelo menos 6 meses e até 5 anos e indígenas.

4ª Etapa: a partir de 2 de maio, pacientes com comorbidades e doenças crônicas.

5ª Etapa: a partir de 8 de maio: professores da rede pública pública e privada e todos os outros grupos anteriores.

13 de maio: Dia “D”.