Doria lança programa para incentivar população a varrer ruas e pintar postes

Único jornal diário gratuito no metrô

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira (2) um programa para que os próprios cidadãos participem de ações de zeladoria da cidade. O projeto “Faça Seu Bairro Lindo” vai reunir voluntários para serviços como varrição e pintura de guias. A ideia surgiu a partir do grande interesse da população em participar das etapas da operação “Cidade Linda”, diz a prefeitura.

O novo projeto vai funcionar em moldes parecidos com os do “Cidade Linda”, que é um dos carros-chefes da atual gestão e promove ações de zeladoria em diferentes regiões da cidade a cada semana. A diferença fica por conta dos agentes. Em vez de funcionários da prefeitura, os trabalhos serão realizados pelos moradores de cada bairro. As ações devem, então, ser mais regionalizadas.

Segundo o vice-prefeito, Bruno Covas, a mão de obra será concedida pela população, mas os equipamentos que permitirão a pintura de postes, varrição de ruas e retirada de cartazes e lambe-lambes irregulares serão disponibilizados pela administração. Ele também garante que o novo programa não interfere nas etapas do Cidade Linda, que seguirão acontecendo normalmente.

Na tentativa de incentivar o povo a trabalhar voluntariamente, a gestão Doria criou um concurso, chamado “Bairro Lindo do Mês”, que, como o próprio nome sugere, vai apontar qual região desenvolveu o melhor trabalho ao fim de cada mês.

O vencedor da disputa será escolhido por uma comissão que analisará critérios como número de voluntários e tamanho da área revitalizada. O concurso não concederá nenhum tipo de bonificação, explica Covas: “Vai ter um prêmio, o reconhecimento pelo prefeito, pelo secretário e pela sociedade”.

Quem quiser participar do “Faça Seu Bairro Lindo”, basta entrar em contato com a Prefeitura Regional responsável pela região interessada. As datas são organizadas em diálogo com os grupos de voluntários.