Frio aumenta em SP, que pode ter 8ºC nesta terça; no sul do país pode nevar

SÃO PAULO,SP,17.07.2017:CLIMA-TEMPO - Termômetro registra 27ºC na cidade de São Paulo (SP), nesta segunda-feira (17). (Foto: Adeleke Anthony Fote/Futura Press/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

Após um fim de semana ensolarado, o paulistano volta a enfrentar uma nova onda de frio nesta semana, com temperatura mínima na casa de 8ºC. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a presença de uma massa de ar polar, que atingiu o país neste final de semana, vai derrubar as temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste, em parte do Norte e até causar neve nas regiões mais altas do Sul do país.

Nesta segunda-feira (17), a temperatura mínima na capital paulista por volta das 6h era de 14,2ºC. Esse índice deve cair mais nesta terça (18), alcançando 8ºC. A friaca em solo paulistano, segundo o Inmet, deve persistir até quinta-feira (20). A partir de sexta, a temperatura máxima prevista será de 23ºC.

De acordo com o instituto, a queda das temperaturas na capital paulista não trará chuva para a cidade. Um bolsão de ar seco que ainda paira sobre a região impede a formação de nuvens. Haverá apenas chuviscos isolados mais na porção leste do Estado de São Paulo.

A influência da massa de ar polar deve causar a formação de neve entre a tarde e o início da noite desta segunda em várias cidades serranas no sul do país. Nesta segunda, a menor mínima da região sul foi registrada em São José dos Ausentes (296 km de Porto Alegre), com 0,8ºC. A cidade deve ser uma das que irão registrar flocos de neve.