MST invade as terras de Blairo Maggi, Ricardo Teixeira e de amigo de Temer

RONDONÓPOLIS, MT, - 25.07.2017: TERRAS-PROTESTOS - Integrantes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) ocuparam a fazenda do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), nesta terça (25), localizada em Rondonópolis, alegando ser parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária. A área está localizada nas margens da BR-163 em torno de 25 km da cidade de Rondonópolis, sentido Campo Grande, próximo do terminal da ferrovia Norte Sul. (Foto: Cairo LustozaFolhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

O MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra) invadiu, nesta terça (25), uma série de fazendas ligadas a políticos e empresários investigados sob suspeita de corrupção. Entre elas, estão as propriedades do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP-MT), de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e do coronel João Baptista Lima, amigo do presidente Michel Temer (PMDB).

A ação, segundo o movimento, é parte da Jornada Nacional de Lutas, em razão do Dia dos Trabalhadores Rurais nesta terça e não tem previsão para acabar. O lema é “Corruptos, devolvam nossas terras!”.

O MST afirma que invadiu também a base militar de Alcântara, no Maranhão, a sede do Incra (Instituto Nacional da Reforma Agrária) em Sergipe e uma fazenda no Paraná. João Pedro Stedile, líder nacional da organização, gravou um vídeo em que convoca o movimento a agir neste 25 de julho e diz que não há mais política pública para a questão agrária no país.

Ele menciona a medida provisória que permite a venda de assentamentos e o projeto de lei que autoriza a venda de terras a estrangeiros. “Não podemos nos acovardar diante de um governo corrupto, golpista e com data de validade já vencida”, afirma Stedile na gravação. “Vamos dar uma demonstração à sociedade brasileira de que estamos firmes e não temos medo.”