Governo inclui Congonhas, Casa da Moeda e a usina da Cemig em lista das concessões

SÃO PAULO,SP,16.08.2017:CONCESSÃO-CONGONHAS-ARRECADAÇÃO - Movimentação de passageiros no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo (SP), na manhã desta quarta-feira (16). Com déficit de caixa e a necessidade urgente de aumentar a arrecadação, o Governo decidiu ampliar o pacote de concessões dos aeroportos e a venda da Infraero. São 18 terminais incluindo aeroportos como Congonhas, Santos Dumont, Cuiabá e Recife, entre outros. Apenas o aeroporto de Congonhas pode render aos cofres públicos perto de R$ 4 bilhões. (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress)

Na lista de concessões aprovadas pelo conselho do PPI (Programa de Parcerias em Investimentos) nesta quarta-feira (23), o governo decidiu incluir a Casa da Moeda, o aeroporto de Congonhas e somente uma das quatro usinas da estatal mineira Cemig.

A forma como a Casa da Moeda será desestatizada ainda será definida. Integrantes do conselho do PPI afirmam que ainda serão feitos estudos para definir o modelo mais interessante. Pode ser que seja vendida somente 51% e a União continue no negócio.

No entanto, sem recursos no caixa para cobrir os sucessivos prejuízos da Casa da Moeda, no entanto, o mais provável é que a União se retire completamente do controle. Aeroporto mais lucrativo da Infraero, Congonhas tem valor estimado de venda de R$ 4 bilhões somente em outorgas.

As quatro usinas da Cemig que o governo decidiu vender trariam R$ 11 bilhões. Mas a estatal, depois de pressão da bancada mineira, conseguiu abrir negociação para poder comprar três dessas hidrelétricas com preferência, pagando R$ 9,7 bilhões.

Sem a venda dessas usinas, a União não conseguirá cumprir a meta de deficit de R$ 159 bilhões neste ano. A venda da Lotex, conhecida como “raspadinha”, foi confirmada e deve render R$ 2 bilhões, de acordo com um novo modelo de negócio desenvolvido. Antes, a previsão era de cerca de R$ 1 bilhão.

Dentre os projetos contemplados pelo PPI até o final deste ano, estão rodovias BR 153 (GO/TO) e a BR 364 (RO/MT), terminais portuários, 11 lotes de linhas de transmissão, rodadas de petróleo e gás do pré-sal que totalizam R$ 44,5 bilhões em investimentos. O valor total das outorgas ainda não está definido porque muitas empresas e participações em estatais estão sendo avaliadas.