Santos impõe nova derrota ao Corinthians no Brasileiro: 2 a 0

SANTOS, SP - 10.09.2017: SANTOS X CORINTHIANS - Rodriguinho durante o jogo entre Santos e Corinthians realizado no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos. A partida é válida pela 23ª rodada do Brasileirão 2017. (Foto: Ricardo Moreira /Fotoarena/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

O clássico entre Santos e Corinthians neste domingo (10) projetava um duelo particular entre Vanderlei e Cássio, concorrentes a uma das últimas vagas na seleção de Tite para a próxima Copa do Mundo. A vitória santista por 2 a 0, na Vila Belmiro, em confronto válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, reascendeu outro nome.

O meia Lucas Lima, constantemente convocado por Dunga, antecessor de Tite, voltou a ser protagonista. O camisa 10 santista abriu o placar do confronto com um gol marcado em rara falha da defesa rival, a melhor da competição, aos 12 minutos do segundo tempo.

Pelo Santos, Lucas Lima controlou as principais tentativas de criação de jogadas, papel similar ao de Rodriguinho, principal desafogo corintiano. O camisa 10 santista tentou fugir da marcação em constante troca de posicionamento com a dupla Bruno Henrique e Copete.

O primeiro tempo ainda ficou marcado pelo nervosismo. Cinco cartões amarelos foram distribuídos pelo árbitro Raphael Claus, dois para os santistas e três para os corintianos. Os cartões para Marciel e Romero levaram o técnico Fábio Carille a inverter na parte final o posicionamento de Jadson com o de Romero.

Levir precisou lidar com problemas sentidos pelos seus jogadores. O zagueiro Gustavo Henrique deixou o gramado ainda no primeiro tempo com suspeita de nova lesão no joelho, enquanto o atacante Jonathan Copete saiu no intervalo com dores musculares.

O segundo tempo foi intenso, mas diferente, com o brilho do goleiro Vanderlei, outro candidato a uma das vagas na seleção para a próxima Copa do Mundo. O santista protagonizou uma série de defesas difíceis, a principal em chute do atacante Ángel Romero.

O gol santista foi o balde de água fria nas pretensões corintianas. Pouco depois, repetiu a dose com o centroavante Ricardo Oliveira, mas acabou anulado. Foi a deixa para que o Santos mudasse a sua postura e desse ao rival as ações do jogo. O time adotou uma postura mais defensiva, se guardando de surpresas na partida.

O final reservou o desfecho perfeito aos santistas, o gol de Ricardo Oliveira, em contra-ataque fulminante nos minutos finais do confronto. O centroavante, dessa vez, não perdoou e manteve a boa média contra o rival, o sexto gol em nove jogos.

Agora, as duas equipes esquecem o Brasileiro para se concentrarem nas competições continentais. O Santos viaja até o Equador para enfrentar o Barcelona de Guayaquil, na próxima quarta-feira (13), às 21h45 (de Brasília), pela Copa Libertadores da América, enquanto o Corinthians recebe o Racing, da Argentina, nos mesmos dia e horário, pela Sul-Americana.