Na última semana do inverno, calor não irá dar trégua na cidade de SP

SÃO PAULO SP, SP 17/09/2017 CLIMA TEMPO: Banhistas refrescam-se nas piscinas do Sesc Belenzinho na Zona Leste de São Paulo na manhã deste domingo (17). A última semana do inverno paulistano não terá um clima muito diferente do que predominou na cidade desde o início de setembro. A previsão dos principais centros meteorológicos é de calor e ausência de chuva até a próxima sexta-feira (22), quando começa a primavera. Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress
Único jornal diário gratuito no metrô

A última semana do inverno paulistano não teve um clima muito diferente do que predominou na cidade desde o início de setembro. A previsão dos principais centros meteorológicos é de calor e ausência de chuva até a próxima sexta-feira (22), quando começa a primavera.

Contudo, se na última sexta-feira (15) a capital paulista registrou o menor índice de umidade do ano – 19% segundo a medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) -, a secura excessiva dos últimos dias deve dar uma pequena trégua ao longo da semana.

Segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), uma frente fria que está se formando na região Sul do país aumentaria a umidade no Estado a partir deste domingo (17) – não o suficiente para fazer chover, mas pelo menos para gerar alguma nebulosidade. De quinta-feira em diante (21), porém, o paulistano voltará a sentir o tempo seco com mais intensidade, especialmente durante as tardes.

O Inmet também espera dias mais úmidos, mas aponta que a grande massa de ar seco estacionada sobre São Paulo vai manter a temperatura alta nos próximos dias – para esta segunda (18) e terça (19), prevê máximas de 27°C e 28°C, respectivamente. Embora não seja possível prever com precisão a temperatura a partir de quarta (20), o CPTEC descarta que o calor ultrapasse a marca dos 30°C.

Também na última sexta foi registrada a temperatura mais alta do inverno: a máxima medida pelo Inmet foi de 33,6 °C – nas estações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo) na Freguesia do Ó (zona norte) e em Pirituba (zona oeste), os termômetros marcaram 35,5°C.

Neste domingo (17), sob forte calor, a piscina do Sesc Belenzinho, na zona leste da capital, voltou a registrar número recorde de banhistas.