Instituto Butantan inicia produção de vacina contra gripe para 2018

Único jornal diário gratuito no metrô

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e responsável por mais da metade das vacinas produzidas no país, iniciou na última quinta-feira (28) a produção da vacina contra gripe que será usada na campanha do Programa Nacional de Imunização em 2018.

A capacidade de fornecimento é de 60 milhões de doses, 15 milhões a mais do que o produzido no ano passado. Com investimento de R$ 5 milhões, o Instituto pôde aumentar a capacidade produtiva, iniciando pela primeira vez o processo de fabricação sem riscos.

Ou seja, o início da produção é concomitante ao anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que define quais tipos de vírus estão mais circulantes, e não com mais de um mês antecedência como acontecia nos anos anteriores.

O processo de fabricação das doses exige o trabalho interrupto de 500 funcionários, de setembro deste ano até maio de 2018, e a fecundação de 60 milhões de ovos, necessários para o cultivo dos vírus usados na vacina. Por dia, são 321.984 ovos que chegam à instituição, e que já começam a ser inoculados.