Investimento mais alto, como o mercado imobiliário, pode valer a pena nesta data

SÃO PAULO, SP, 11.08.2017: CLIMA-SP - Turistas aproveitam o dia de sol e calor para curtir o mirante do edifício Copan, no centro de São Paulo, nesta sexta-feira (11). (Foto: Dário Oliveira/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

Setores de alto investimento, como os mercados imobiliário e financeiro, aproveitam a predisposição às compras do consumidor com a Black Friday do varejo para também dar descontos em novembro. E, com atenção, é possível fechar bons negócios, apontam especialistas.

O portal VivaReal oferece condições especiais na venda de 155 imóveis novos (residenciais e comerciais), em construção ou prontos, em diversas regiões do país. Os descontos chegam a 34% e vão até 30 de novembro.

“Um imóvel é um produto de muito valor e sua escolha não acontece em um único dia. O consumidor precisa de tempo para conhecer as opções e entender qual forma de financiamento é a mais adequada”, diz Lucas Vargas, presidente do VivaReal.

Na Lello, são cerca de 1.400 imóveis usados para compra ou locação na capital paulista e na Grande São Paulo até sexta-feira (24), com descontos de até 35%. “Quem quer se mudar não desiste, adia e espera o momento certo”, diz Roseli Hernandes, da Lello.

A oportunidade pode ser boa para quem já cogitava trocar de imóvel, mas, antes de bater o martelo, é preciso pesquisar. “Olhe o preço em imobiliárias, os valores dos usados e os sites das construtoras. Verifique se o desconto é real”, diz Ricardo Rocha, professor do Insper.

As empresas do mercado financeiro, por outro lado, aproveitam a ocasião para apresentar seus serviços e oferecer “test drive”. Na corretora Órama, alguns fundos terão aplicação mínima de R$ 100 durante o mês – em condições normais, podem chegar a R$ 20 mil.