Santos derrota o Corinthians por 1 a 0 e passa a ter maior ambição no Brasileiro

SP - BRASILEIR√O/SANTOS X CORINTHIANS - ESPORTES - Gabriel, do Santos, comemora seu gol em partida contra o Corinthians, v·lida pela 29™ rodada do Campeonato Brasileiro, no est·dio do Pacaembu, ma zona oeste de S„o Paulo, neste s·bado, 13. 13/10/2018 - Foto: ALEX SILVA/ESTAD√O CONTE⁄DO
Único jornal diário gratuito no metrô

 

 

O Santos soube aproveitar a fragilidade e o fato de o Corinthians estar com a cabeça longe para derrotar o rival neste sábado por 1 a 0, com gol de Gabriel, e passar a ter maior ambição no Campeonato Brasileiro. Ao mesmo tempo, deixou o adversário em situação que pode se tornar delicada, dependendo dos resultados da rodada. Como esperado, o técnico Jair Ventura apostou em um time quase todo reserva, pensando na final da Copa do Brasil, e a opção custou caro.

Foi o quarto jogo consecutivo do Corinthians sem marcar gols. Algo preocupante para a equipe, que na quarta-feira precisa vencer o Cruzeiro para conquistar o título da Copa do Brasil. No Brasileirão, são 35 pontos, no 11º lugar. Já o Santos conquistou a terceira vitória consecutiva, chegou a 42 pontos, e está em sétimo. Afastou, assim, definitivamente o fantasma do rebaixamento e passou a sonhar com objetivos maiores.

Os dois treinadores apresentaram novidades na escalação. Entre as novidades, quem se deu melhor foi o Santos. O primeiro tempo foi de muita marcação, com os rivais se alternando no domínio da partida, mas os santistas tiveram maior capacidade para chegar ao gol.

Aos 20 minutos, a novidade Arthur Gomes partiu pela direita, fez boa jogada e, quase sem ângulo, cruzou rasteiro, Walter desviou, Bruno Henrique tentou dominar, mas ajeitou na medida para Gabriel encher o pé e abrir o placar no Pacaembu.

Com o placar adverso, o Corinthians decidiu sair do campo de defesa e apostar nos lançamentos para o grandalhão Jonathas, que trombou contra os zagueiros santistas e tentou fazer alguma coisa, mas não teve sucesso. Além da má fase de alguns corintianos, a falta de entrosamento também se tornou uma pedra no caminho.

No intervalo, Jair Ventura resolveu tirar Léo Santos e colocar Thiaguinho, talvez já pensando na decisão da Copa do Brasil. O zagueiro é titular absoluto. As duas equipes voltaram ao gramado dando a impressão que estavam satisfeitas com o resultado.

O Corinthians continuou com sua enorme dificuldade em criar jogadas e, consequentemente, finalizar para o gol de Vanderlei. O problema é que no clássico, até a defesa, setor mais organizado do Corinthians nas últimas partidas, não esteve bem. Foram vários lances em que bateram cabeça e contaram com a sorte para não levar mais gols.

Ventura tem aproveitamento de times da zona de rebaixamento

O técnico Jair Ventura pode ser campeão da Copa do Brasil pelo Corinthians nesta quarta-feira, mas o desempenho da equipe alvinegra no Campeonato Brasileiro é ruim e os números do treinador, somando sua passagem pelo Santos, no Brasileirão, faz com que ele tenha um retrospecto parecido com equipes que estão na zona de rebaixamento. Em 19 jogos, o comandante corintiano somou apenas 35% dos pontos possíveis.

No total, o treinador tem 19 jogos como treinador no Campeonato Brasileiro, sendo cinco vitórias, cinco empates e nove derrotas. Com tal aproveitamento, se Ventura tivesse tal desempenho em apenas uma equipe, estaria à frente apenas de Sport e Paraná.

No Santos, Jair Ventura fez 13 jogos e deixou a equipe praiana na zona de rebaixamento, após conquistar apenas quatro vitórias, três empates e seis derrotas. Depois da saída do treinador, o time da Baixada Santista revolveu apostar na volta de Cuca e se reabilitou na competição.

Já no Corinthians, Jair Ventura chegou para substituir Osmar Loss e também não tem conseguido bons resultados no Nacional. São seis jogos, sendo que nestes confrontos acumulou apenas um triunfo, dois empates e três derrotas.

Após perder para o Santos por 1 a 0, no último sábado à noite, no Pacaembu, o treinador minimizou a situação e demonstrou não estar preocupado com a possibilidade de rebaixamento. “Quando assumi o Botafogo, peguei o time em 17º e deixei em 5º. Vamos pensar no jogo a jogo. O próximo é o Cruzeiro. Depois, pensamos nos outros”, comentou, se referindo ao confronto de volta da decisão da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena Corinthians.

 

Foto: Alex Silva