Projeto piloto irá colocar 15 ônibus elétricos nas ruas de SP em 2 meses

Único jornal diário gratuito no metrô

 

 

O prefeito em exercício de São Paulo, Milton Leite, visitou nesta terça-feira (16) a fábrica da BYD, em Campinas, interior de São Paulo, e anunciou o projeto piloto com 15 ônibus elétricos que vão circular pela capital em até dois meses sem emissão de poluentes. Estiveram na visita os secretários João Octaviano Machado Neto (Mobilidade e Transportes), Eduardo de Castro (Verde e Meio Ambiente), além do presidente da SPTrans, Paulo Cézar Shingai.

Durante o encontro, o prefeito em exercício declarou que “há uma preocupação na cidade de São Paulo em relação à emissão de poluentes e por isso será feito um projeto piloto que permitirá termos a exata dimensão desse processo do início ao fim”.

A BYD é uma empresa chinesa que instalou uma planta em Campinas há dois anos, e fabrica o chassi do ônibus elétrico que tem a alimentação da bateria feita de fosfato de ferro (LiFePO4), e leva cerca de cinco horas para ser recarregada.

Leite, que é presidente da Câmara Municipal de São Paulo, ainda disse que é preciso ter a garantia que não faltará energia para abastecer os ônibus na cidade. Segundo a BYD, a garagem da concessionária escolhida terá uma subestação ligada diretamente ao sistema nacional e, portanto, estará imune às quedas frequentes da rede doméstica.

O projeto envolverá as secretarias da Fazenda, Mobilidade e Transportes e Verde e Meio Ambiente. A SPTrans definirá os critérios técnicos de qual concessionária irá receber a frota. Na ocasião, o secretário João Octaviano afirmou que “um teste será bem-vindo porque este é o momento de avaliar a capacidade do veículo para atender a cidade de São Paulo e analisar todas as contingências do modelo apresentado.”

Em São Paulo, 60% da frota já possui motor padrão Euro V com o objetivo de reduzir cada vez mais a emissão de poluentes pelos ônibus.

A cidade de São Paulo conta com uma frota cadastrada de 14.382 veículos. São realizados diariamente 10 milhões de embarques, em 1.335 linhas, para percorrer 3 milhões de quilômetros/dia.

 

Foto: Eduardo Ogata Secom