Funai faz expedição para contatar indígenas isolados na Amazônia

[the_ad id="63382"]

A Fundação Nacional do Índio (Funai) iniciou uma expedição na Amazônia para contatar um grupo de índios isolados. O objetivo da missão é proteger esse grupo de indígenas da etnia Korubo e evitar possível conflito com outra etnia, a dos índios Matis. 

A expedição é realizada em conjunto com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, com o apoio da Polícia Federal, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e do Exército. A ação, segundo a Funai, também foi informada ao Ministério Público Federal e demais organizações indígenas da região do Vale do Javari, no extremo oeste do Estado do Amazonas, fronteira com o Peru.

Indigenistas afirmam que a pressão no entorno da terra indígena tem levado os isolados a saírem de suas terras, o que gera conflitos com não índios e, paralelamente, potencializa os confrontos entre as diferentes etnias que vivem na região. Em 2014, indígenas do povo Matis e grupos isolados Corubo entraram em conflito, resultando na morte de lideranças indígenas. O clima ainda é de tensão entre os dois povos, que trocam acusações de invasão de seus territórios.

A Terra Indígena Vale do Javari é uma das maiores terras indígenas demarcadas do Brasil, com mais de 8 milhões de hectares. É a região com maior concentração de registros de povos indígenas isolados.

Foto:Divulgação

[the_ad_group id="6840"]