Fachin multa campanha de Haddad por notícias contra Jair Bolsonaro

SÃO PAULO,SP,15.05.2017:HADDAD-FREIXO-QUERO-PRÉVIAS - Quero Prévias 2018, na Casa do Povo, localizada na Rua Três Rios, Bom Retiro, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (15). O evento contou com a presença de Fernando Haddad (ex prefeito de São Paulo, PT), Marcelo Freixo (deputado estadual, PSOL), Monique Evelle (empreendedora jovem), Monique Prada (CUTS), Ruy Braga (USP), Tatiana Roque (UFRJ/Adufrj), entre outros. (Foto: Willian Moreira/Futura Press/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

O ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), multou a campanha de Fernando Haddad (PT) à Presidência em R$ 176,5 mil em decorrência de irregularidades na internet. A decisão foi assinada na terça-feira (26). Ainda cabe recurso.

Segundo a decisão, documentos do Google comprovaram que a campanha de Haddad contratou, por R$ 88,2 mil, o impulsionamento de conteúdo desfavorável ao então adversário Jair Bolsonaro.

De acordo com os autos do processo, o contrato previa o aparecimento, nos primeiros resultados de busca do Google, do site intitulado “A Verdade sobre Bolsonaro”, no qual se veiculava trechos negativos de uma matéria jornalística do jornal norte-americano The New York Times sobre o candidato do PSL.

A defesa da campanha de Haddad sustentou que o conteúdo impulsionado dizia respeito somente à “reprodução de matéria jornalística amplamente divulgada, que se mostrou inapta a desequilibrar a disputa eleitoral”, motivo pelo qual a reclamação aberta pela campanha de Bolsonaro não mereceria prosperar.

Foto: Willian Moreira/Futura Press