Prefeitura cria unidade móvel do Centro de Referência para Imigrantes

Marcelo Pereira/Secom
Único jornal diário gratuito no metrô

Da Redação

Os imigrantes que vivem na capital paulista passam a contar a partir desta quinta-feira (10) com uma nova modalidade de atendimento. A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta manhã a unidade móvel do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Segundo o prefeito Bruno Covas, a capital paulista é uma cidade acolhedora que garante aos imigrantes os mesmos direitos que qualquer cidadão paulistano. “São poucas cidades no mundo que tratam o imigrante da forma que São Paulo trata, garantindo a eles os mesmos direitos seja para conseguir uma vaga na escola, ser atendido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou para ter acesso aos abrigos municipais “, explicou.

A estrutura itinerante permitirá que a equipe, um profissional imigrante (haitiano fluente em três idiomas) e uma assistente social, atenda a população que necessita do CRAI nas diferentes regiões de São Paulo. O veículo é adaptado e também conta um motorista e um agente de segurança (angolano).

“Vamos auxiliar os imigrantes a obter toda documentação orientando e os encaminhando para os órgãos correspondentes”, destacou o prefeito.

O objetivo é descentralizar o atendimento para facilitar o acesso às comunidades imigrantes, assegurando orientações sociais, jurídicas, de regularização migratória especializadas mesmo em áreas distantes da sede fixa, que fica na rua Major Diogo, 834 – região da Bela Vista.

“Atender bem o imigrante é um respeito a história da cidade de São Paulo, que tem a sua força por conta de inúmeros migrantes e imigrantes do mundo todo e do Brasil que escolheram a cidade”, finalizou Covas.

O atendimento será realizado de quarta a domingo, sendo de quarta à sexta no período da tarde (14h às 19h) e de sábado e domingo pela manhã (9h às 13h), podendo sofrer alterações em virtude das especificidades de cada local.

Veja a programação e saiba onde a unidade móvel estará nos próximos dias:

11/10
Das 14h às 19h
Local: UBS Brás
Endereço: Rua Sampson, 61

15/10
Das 14h às 19h
Local: EMEF Infante Dom Henrique
Endereço: Rua Comendador Nestor Pereira, 285 – Canindé

16/10
Das 14h às 19h
Local: CRAS Artur Alvim
Endereço: Rua Henrique Jacobs, 788

17/10
Das 14h às 19h
Local: EMEF Vereador Antônio Sampaio
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 733 – Santana