Jornal Estação

Você Lê no Metrô!

Educação

USP se mantém como a 2ª universidade mais prestigiada da América Latina

Duas instituições de ensino superior brasileiras aparecem entre as cinco mais prestigiadas da América Latina em um ranking divulgado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) nesta quarta-feira, 23. Mais bem avaliada do País, a Universidade de São Paulo (USP) aparece na segunda posição. Já a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupa o quinto posto da lista, liderada pela Pontificia Universidad Católica de Chile, a PUC chilena.

O Ranking QS de Universidades Latino-Americanas 2020 analisa ao todo 400 instituições de 20 países da região. A PUC do Chile e a USP se mantiveram nas mesmas posições do ranking de 2019. Em 2017, a USP foi a primeira colocada, mas desde 2018 a universidade chilena ocupa o topo do levantamento. Já a Unicamp caiu dois lugares em relação à lista anterior.

A QS explica que o índice de cada instituição foi elaborado por meio de oito indicadores: reputação acadêmica (30%); reputação de empregabilidade (20%); proporção de professores por aluno (10%); corpo docente com PhD (10%); rede internacional de pesquisa (10%); citações por artigo (10%); artigos por instituição (5%); e alcance na internet (5%).

No ranking das 25 melhores da América Latina, além de USP e Unicamp, aparecem as Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estadual Paulista (Unesp), PUC-RJ, Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Federal de Santa Catarina (UFSC).

Share this content: