Mulheres estão mais engajadas com reciclagem na cidade de São Paulo

Free Pik
Único jornal diário gratuito no metrô

O movimento Recicla Sampa somou, entre fevereiro e outubro deste ano, 64 mil acessos. A plataforma é resultado da parceria entre a Loga e a EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana, com apoio institucional da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). A iniciativa reúne vídeos, tutoriais, jogos, materiais para impressão, reportagens e entrevistas para orientar e informar os cidadãos a respeito da relevância da reciclagem, buscando ampliar a coleta seletiva na cidade. Entre os números divulgados, um resultado interessante: cerca de 61% do público que acessa o site são mulheres.

Segundo o Recicla Sampa, a faixa etária mais interessada está entre 35 e 44 anos (25%), seguida do público feminino entre 45 e 54 anos (22%). Tais índices vão ao encontro de estudo realizado este ano pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Nele, os pesquisadores identificaram que os homens reciclam menos porque consideram a prática “coisa de mulher”. Para Francisco de Andrea Vianna, responsável pela operação Oeste da Loga – Logística Ambiental de São Paulo, é preciso conscientizar cada vez mais toda a população que a reciclagem é um exercício importante de cidadania e que não há público e nem idade definidos para o início dos cuidados com o meio ambiente.

“Todos precisam colaborar, descartando plásticos, papéis, vidros e metais de forma correta. Basta separar esses materiais dos resíduos orgânicos e destiná-los para a coleta seletiva na frequência correta da sua região, que pode ser buscada no site da Loga, Recicla Sampa ou Prefeitura. Reciclar proporciona economia de matéria-prima, minimiza a quantidade de resíduos que vão para o aterro sanitário, é peça chave do desenvolvimento sustentável, além de gerar emprego e renda para milhares de pessoas”, explica Vianna.

Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo para 2020

De acordo com o documento, a meta é reduzir em 500 mil toneladas o montante de resíduos enviados aos aterros sanitários municipais. A cidade produz, em média, 12 mil toneladas de resíduos. Cerca de 40% desse volume poderiam ser reciclados, mas somente 7% são reaproveitados, enquanto o restante é encaminhado aos aterros sanitários. Por isso, o Recicla Sampa é um movimento importante para ajudar na conscientização das pessoas, com inúmeras informações relevantes e dicas de descarte correto. A plataforma contabilizou 28% de aumento em acessos aos conteúdos nos últimos dois meses, saindo de 50 mil e chegando aos 64 mil.