Bispo contraria recomendação do governo de SP e anuncia retorno das missas presenciais no ABC Paulista

Igreja Matriz Sagrada Família, em São Caetano do Sul — Foto: Reprodução / Site da Igreja Matriz Sagrada Família
Único jornal diário gratuito no metrô

O bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, da Arquidiocese de Santo André, na Grande São Paulo, autorizou que 363 igrejas na região metropolitana paulista abram as portas e voltem a realizar missas presenciais a partir de 13 de junho, mesmo com os municípios da região ainda cumprindo medidas de restrição contra a pandemia do coronavírus.

As missas poderão ser retomadas nas paróquias de sete cidades do ABC desde que cumpridas as normas de distanciamento determinadas, como a lotação máxima de 30% dos templos, o uso de máscaras de proteção a todos os fiéis e a proibição de dizer “Amém” após a eucaristia.

A Arquidiocese de Santo André abrange as cidades de Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires, Diadema, São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra. Todas elas aparecem na área vermelha do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, criado pelo governo de São Paulo para retomar as atividades nos 645 municípios do estado de forma gradativa.

De acordo com o plano, na fase 1 – vermelha, chamada de “fase de contaminação” e, portanto, a mais crítica, os municípios têm liberação apenas de serviços essenciais, de construção civil e atividades da indústria. A volta das atividades presenciais em templos e igreja poderá se dar só quando o município atingir a fase verde ou azul do plano.