Uma em cada cinco pessoas ficou rigorosamente isolada em casa em agosto, diz IBGE

Único jornal diário gratuito no metrô

Um em cada cinco brasileiros ficou rigorosamente isolado em casa em agosto, em meio à pandemia do novo coronavírus, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) mensal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na população total de 211,3 milhões de pessoas, 4,5 milhões (2,1%) não adotaram qualquer medida de restrição à transmissão a covid-9 em agosto. Por outro lado, 74,9 milhões (35,5%) reduziram o contato, embora ainda tenham saído de casa, enquanto outros 88 milhões (41,6%) ficaram em casa e só saíram em caso de necessidades básicas e 42,4 milhões (20,1%) ficaram rigorosamente isolados.

O comportamento foi similar em todas as grandes regiões, segundo o IBGE. Em comparação a julho, aumentou o número de pessoas que reduziram o contato, mas continuaram saindo de casa, enquanto reduziu a proporção de pessoas que só saíram por necessidade básica ou que ficaram rigorosamente isoladas.

Em agosto, havia 45 milhões de pessoas com alguma das doenças crônicas pesquisadas pelo IBGE, o equivalente a 21,3% da população. A hipertensão foi a mais frequente, citada por 12,6% dos entrevistados, seguida por asma ou bronquite ou enfisema (5,1%); diabetes (5,0%); depressão (2,7%); doenças do coração (2,4%) e câncer (1,0%). Entre as pessoas com alguma das doenças crônicas, 2,5% testaram positivo para a covid-19.

No entanto, houve queda na incidência de pessoas com algum sintoma de síndrome gripal. Em agosto, 5,7% da população (12,1 milhões de pessoas) apresentaram algum dos sintomas pesquisados de síndromes gripais, ante uma fatia de 6,5% em julho.