6ª Mostra Guarulhense de Cinema conta com a exibição de mais de 40 filmes produzidos em Guarulhos

[the_ad id="63382"]

Entre os dias 24 de outubro a 1º de novembro, o Cineclube Incinerante promove a 6ª Mostra Guarulhense de Cinema, edição que, neste ano, em razão do distanciamento social provocado pela pandemia da COVD-19, será realizada de forma virtual. Nesse período, os filmes serão exibidos através das plataformas digitais do Cineclube Incinerante, no site http://www.mostraguarulhensedecinema.com.br/, na fanpage no Facebook https://www.facebook.com/MostraGuarulhenseDeCinema/ e no canal do YouTube https://www.youtube.com/channel/UC0EcRiYuMcQCyGRpTWLvQ4w.

Para a 6ª Mostra, foram selecionadas mais de 40 produções cinematográficas, dentre os mais de 100 filmes inscritos. O critério adotado pela curadoria do Cineclube Incinerante é que os filmes fossem produzidos em Guarulhos de forma independente ou que, sendo realizados fora da cidade, tenham a participação direta de artistas e realizadores de Guarulhos. Durante todo o período da Mostra, os filmes ficarão disponíveis para apreciação do público.

O evento presta homenagem ao poeta Francisco Grosso, artista representante da Cultura guarulhense, que faleceu no último dia 26. Para tanto, o evento exibe Cartas de um Poeta, produção da Cia Bueiro Aberto dirigida pela cineasta Janaína Reis.

Francisco Grosso era assíduo frequentador dos saraus realizados no Espaço Novo Mundo, no Espaço Cultural Bola de Artes e das batalhas de rimas do Slam do Prego. Em seus poemas destacam-se os acrósticos, frases formadas a partir da primeira letra de uma palavra na vertical, que o poeta elaborava para homenagear seus amigos, sempre recebidos com muito carinho por todos.

Produção Audiovisual X Pandemia

A 6ª Mostra evidencia um enorme crescimento de produções em relação aos anos anteriores. Nas últimas edições, foram exibidos cerca de 24 filmes; já nessa edição, o evento conta com mais de 40 filmes, todos eles produzidos ou finalizados durante a pandemia da covid-19. 

A própria pandemia criou um desafio adicional, dentre tantos outros, para os organizadores da 6ª Mostra. Seguindo os protocolos de segurança, ficou decidido que as exibições e os debates seriam virtuais para evitar aglomerações, muito comuns nas mostras anteriores, com a presença de grande público. 

Mesmo com os enormes desafios, a organização encontrou espaço para reinventar o formato dos debates, que neste ano contará com diversas mesas temáticas com os realizadores: documentário, filmes experimentais, criações escolares, e inclusive dos filmes realizados na quarentena. Os debates fazem parte dos princípios fundamentais do Cineclube Incinerante como meio de compartilhar conhecimentos, estimular o espírito crítico e formação de opiniões, olhares e novas sensibilidades.

O evento também será um lugar dos bons encontros, aqueles que afetam e potencializam público, realizadores e organizadores, que valorizam os esforços, a superação das dificuldades mas também trazem as alegrias, os desejos e os prazeres de se realizar um filme, exibi-los para um público mais amplo e debater sobre eles, e são essas as missões essenciais do Cineclube Incinerante nos cinco anos dedicados a promover a arte e o cinema guarulhense.

Para mais informações, acesse o link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/672481470356069/

Serviço

6ª Mostra Guarulhense de Cinema

Data: de 24 de outubro a 1º de novembro

Exibição online nas plataformas digitais do Cineclube Incinerante

Site: http://www.mostraguarulhensedecinema.com.br/

Facebook https://www.facebook.com/MostraGuarulhenseDeCinema/

YouTube https://www.youtube.com/channel/UC0EcRiYuMcQCyGRpTWLvQ4w

[the_ad_group id="6840"]