Natureza, lazer e gastronomia são atrações das cidades paulistas

Único jornal diário gratuito no metrô

Aos poucos e seguindo todas as recomendações e medidas de segurança, a população vai retornando, inclusive, as atividades de lazer. Conhecer outras cidades é uma troca de experiências e cultura muito válida e, aliado à gastronomia, promove uma visitação única em cada lugar. Por isso o Viva segue com um roteiro com quatro municípios próximos a Guarulhos que unem natureza, lazer e gastronomia.

São Roque

Localizada há apenas 82,5 km de Guarulhos, a cidade de São Roque, que ficou conhecida pela tradicional rota do vinho, com mais de 30 estabelecimentos entre vinícolas e adegas, tem também grandes restaurantes com uma grande variedade gastronômica. A cidade foi fundada em 1657, além de ser rica em patrimônio histórico, cultural e ecológico. Um dos melhores passeios para realizar um bate e volta com a família, a cidade é muito além das vinícolas, e tem como vias de acesso as rodovias Raposo Tavares e Castello Branco. Um dos pontos culturais para conhecer é a Estação Ferroviária, já desativada, porém, para os amantes de fotografia é um dos grandes locais para a realização de imagens.

Holambra

Você sabia que o nome da cidade de Holambra, no interior de São Paulo, é a soma das iniciais de HOLanda, AMérica e BRAsil? Depois de passar anos como distrito, em 1991 nasceu a cidade na região de Campinas. A beleza e diversidade das flores, aliada à forte influência da colonização holandesa na arquitetura e gastronomia local, transformaram essa aconchegante cidade num pedacinho da Holanda em terras tropicais. Localizada a 135 quilômetros de São Paulo, o município é famoso pelo cultivo de flores. Como não poderia deixar de ser, a culinária tem grande influência da Holanda, especialmente pelo grande número de descendentes que abriga. Além do mais, a gastronomia local incorporou as flores na sua alimentação, propiciando pratos exóticos e cheios de perfume para os viajantes que decidem almoçar ou jantar por lá.

Paranapiacaba

Para os amantes de história, a Vila de Paranapiacaba é um excelente passeio. Localizada a 44 km da cidade de São Paulo, a vila histórica pertence à cidade de Santo André, e no final do século XIX, chegou a ser ocupada por ingleses, que viveram no local durante construção da estrada de ferro que ligava a cidade de Santos a Jundiaí. Para os turistas que adoram visitar museus, há entre as opções o Museu Funicular, onde estão as oficinas e ferramentas que os operários utilizam para a fabricação dos trens. Outros passeios históricos são os casarões, como a Casa Fox, que foi restaurada recentemente com o objetivo de divulgar um pouco da memória dos moradores locais. Misturada a toda essa cultura, também há a parte gastronômica da vila, que conta com restaurantes baseados na mesma estrutura das pequenas casas das vilas inglesas.

Itu

Quando falamos em Itu, cidade localizada há apenas 100 km de São Paulo, já pensamos nas coisas grandes, pelo qual o município ficou conhecido e virou atração de turistas. Mas além de ser uma cidade considerada mais tranquila, também é ótimo para um passeio em família e conhecer um pouco da história de um dos municípios mais antigos do Estado de São Paulo. Fundada em 1610, entre os pontos históricos que vale a pena visitar, destaca-se a Praça Padre Miguel, localizada no Centro da cidade e também conhecida como Praça Matriz, este ponto atrai olhares curiosos dos visitantes pelo orelhão e o semáforo gigante. Próximos da praça também estão localizados casarões históricos e a Igreja Nossa Senhora da Candelária, ou Igreja Matriz, construída no ano de 1780. Além de história, lazer e cultura, a gastronomia também é uma das grandes atrações de Itu, que conta com uma variedade de chocolates, diversos cortes de carne e também a tradicional picanha na brasa.