Jornal Estação

Você Lê no Metrô!

Saúde

SP planeja a compra de 9 milhões de kits intubação para pacientes de covid

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo Jean Gorinchteyn anunciou nesta sexta-feira, 30, que a pasta vai fazer um chamamento junto a municípios da Grande São Paulo e à capital para a aquisição de 9 milhões de kits intubação, que contêm sedativos, analgésicos e bloqueadores musculares. O Estado tem enfrentado momentos de escassez desses medicamentos, utilizados no procedimento de intubação de pacientes graves com covid-19.

“A secretaria de Estado da Saúde está terminando um chamamento junto aos municípios, no qual os municípios da Grande São Paulo e a cidade de São Paulo estão inclusos, para a aquisição dos kits intubação numa compra internacional. Estima-se a compra de 9 milhões de doses desses produtos, lembrando que consumo médio mensal gira em torno de 3,5 milhões para dar a garantia e a segurança de que todos os 645 municípios sejam adequadamente assistidos”, informou o secretário.

O anúncio foi feito durante a entrega de 420 mil doses da Coronavac para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, no Instituto Butantan, na capital. “Com esta remessa, temos um total de 42 milhões e 50 mil doses da vacina do Butantan. Na próxima quinta-feira, estaremos entregando mais 1 milhão de doses”, disse o governador João Doria (PSDB).

Na ocasião, o governador também afirmou que, na próxima quarta-feira, dia 5, o governo do Estado vai detalhar como será o cronograma de imunização das pessoas com comorbidades, que está previsto para ter início no dia 10 de maio. Serão imunizadas, inicialmente, pessoas com síndrome de down, pacientes renais em tratamento de diálise e transplantados em uso de imunossupressores. Ao todo, o grupo soma 120 mil pessoas na faixa de 18 a 59 anos no Estado.

Share this content: