Jornal Estação

Você Lê no Metrô!

Estado SP

Governo de SP inaugura Estação Mendes-Vila Natal da Linha 9-Esmeralda da CPTM

O Governador João Doria inaugurou nesta terça-feira (10) a Estação Mendes-Vila Natal na Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de trens Metropolitanos). A obra faz parte do projeto de extensão da linha, que prevê um investimento total de R$ 975 milhões. A nova estação vai ampliar as opções de mobilidade e transporte público no extremo sul da capital.

“Essa estação vai beneficiar, de imediato, 15 mil pessoas todos os dias. Ao longo de um mês, serão 450 mil pessoas e a tendência é aumentar”, destacou Doria durante a inauguração.

A obra inaugurada vai favorecer a mobilidade dos moradores dos bairros de Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. Localizada entre Grajaú e a futura estação Varginha, a nova estação começa a funcionar em operação assistida nesta quarta-feira (11), das 10h às 13h, nos dias úteis, com intervalo médio entre trens de 20 minutos. O período de testes é importante para monitorar a adequação dos equipamentos aos sistemas de sinalização já existentes.

Além das estações Mendes-Vila Natal e Varginha (em obras), o projeto de extensão da Linha 9-Esmeralda inclui ainda investimentos em todo o sistema de energia, obras viárias e vias férreas. Para melhorar os deslocamentos e garantir segurança aos passageiros na região próxima à nova estação, foram construídos dois viadutos rodoviários (Jacopo Torriti e Micronésia), que vão eliminar as passagens de nível por estarem localizados acima da via férrea. Os acessos ao prédio, construído em uma área de 4,5 mil metros quadrados, serão feitos pelo lado Leste e Oeste do viário em nível sob o leito ferroviário.

“Trabalhamos com afinco para a concretização dessa obra, que trará importantes benefícios à mobilidade das pessoas que vivem e trabalham nessa região do extremo sul de São Paulo. Hoje, com muita alegria, entregamos essa estação que é um marco para a população do Estado de São Paulo e, pessoalmente para mim, já que participei ativamente enquanto ministro das Cidades para a retomada desse projeto”, afirmou Alexandre Baldy, secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

Infraestrutura acessível e sustentável

Assim como todas as estações existentes da Linha 9-Esmeralda, a unidade Mendes-Vila Natal está equipada com completa infraestrutura para oferecer acessibilidade plena aos passageiros. São duas escadas rolantes, um elevador, três escadas fixas de concreto e uma metálica, pisos podotáteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Além disso, conta com itens que garantem a sustentabilidade arquitetônica com gerador próprio de energia, sistema de detecção e combate a incêndio, mecanismo para captação e reaproveitamento de água de chuva, aquecimento solar para chuveiros dos funcionários, bem como equipamentos destinados à coleta seletiva de resíduos sólidos.

Para monitorar e garantir segurança aos passageiros, o espaço conta com amplos recursos tecnológicos para monitoramento completo por câmeras. Para total conforto e organização do fluxo, a estação conta com seis bloqueios normais e um acessível para cadeirante e plataforma central para embarque e desembarque dos trens.

A estação também contará com bicicletário com capacidade para 100 vagas, cuja construção está incluída na segunda fase das obras da estação, junto com o viaduto ferroviário. Além disso, a comunicação visual e todo o mobiliário da estação foram feitos para oferecer bem-estar aos passageiros.

Homenagem

O Governador João Doria também anunciou a futura denominação da estação Mendes-Vila Natal em homenagem ao ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas. “Quero dar uma boa notícia. Essa estação será oficialmente batizada como Estação Bruno Covas. O Bruno estaria aqui conosco, como estava quando lançamos a obra. Ele não está aqui presencialmente, mas espiritualmente está presente. Então essa estação vai levar o nome do Bruno Covas para o nosso orgulho”, disse Doria.

Share this content: