SP inicia festival ‘Soy Loco Por Ti Juquery”

Único jornal diário gratuito no metrô

O Complexo Hospitalar do Juquery realiza o festival de artes chamado “Soy Loco por Ti Juquery”, que chega a sua 4ª edição neste ano.

A programação vai até 19 de setembro e conta com intervenções artísticas espalhadas na cidade de Franco da Rocha, ações no Museu de Arte Osório Cesar e no Complexo Hospitalar do Juquery.

Neste ano, as atrações acontecem de forma online e presencial, seguindo todas as medidas de prevenção da covid-19. A edição reúne 13 atrações em diversos formatos. Na abertura do evento, acontece o “Pipaço”, onde crianças e funcionários do Juquery irão empinar 500 pipas roxas pela cidade.

Entre as várias iniciativas, o destaque é o “Terrapia: um charme da terra”, onde o artista Gilberto Junior pintará um mural com tintas coletadas do Parque Estadual Juquery, e também cinzas e carvão do incendido que ocorreu no local.

Outro destaque é a intervenção artística instalada no hospital e na praça da cidade, “Do Juquery para o mundo”. Essa mostra ocorrerá em árvores pelo município, sendo colocados em seus troncos camisetas brancas penduradas com letras estampadas. A proposta é transformá-las através da intervenção artística junto à população, que poderão co-criar com a artista na pintura das camisetas.

Outra atividade que merece destaque é a “Conexão Franco-Coréia”. Nela, a artista sul-coreana Eun-hye Jung encontra os artistas francorrochenses Antonio Rosas Satílio, que passou pelo Juquery, e Nailton Silva Fernandes. O projeto consiste em desenhar pessoas de todo o mundo de forma virtual, e a artista propõe uma troca de experiências e debates. O encontro será transmitido ao vido pelo YouTube do festival (http://bit.ly/soyloconoyoutube).

O público também poderá vivenciar o festival dentro de suas casas com o “123 ponteiros”, realizado por Elilson, que entrará em contato com 123 moradores de Franco da Rocha. Os residentes contarão memórias, previsões e provisões sobre o Juquery, que serão desencadeadas a partir da frase “Estes ponteiros, como a vida, fluem, ainda que pareçam parados”, escritos em latim no relógio da Torre Central. Após as conversas, cada morador participante irá receber em sua casa, via Correios, um envelope com cartão contendo a frase, um texto impresso e instruções de ações a serem partilhadas com a população durante o festival.

A programação se encerra no domingo (19), às 15h30, com o “Cortejo Canta Liberdade”, que representa a memória, a força e a luta de vidas negras que habitaram o Juquery. A Associação Cultural do Véio Griô e Grupo de Capoeira Yorubá irão comandar o cortejo, que se iniciará no Teatro de Arena Ubirajara Ferreira Braga – Bira, atrás do MAOC. O final do percurso será com uma Roda de Capoeira e de Vivências com os participantes compartilhando lembranças do Complexo.

Além de todas as intervenções artísticas, a programação inclui o 3º Seminário Cultura e Saúde, de 15 a 17 de setembro, que acontece de forma online e presencial, reunindo palestras sobre o inicio da arte no Juquery, saúde, processos museológicos e curatoriais, além dos desafios dos museus em meio à pandemia da Covid-19. A transmissão ocorre no canal oficial do festival no YouTube.

O “Soy Loco Por ti” é uma realização do Complexo Hospitalar do Juquery, Prefeitura de Franco da Rocha, Museu de Arte Osório César e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Idealização e produção da Trapézio Produções Culturais, com projeto aprovado via Proac (Programa de Ação Cultural) de SP.

Serviço: 4º Soy Loco Por Ti Juquery

Até 19 de setembro: intervenções artísticas pela cidade de Franco da Rocha

Facebook: www.facebook.com/soylocoportijuquery

Instagram: www.instagram.com/soylocoportijuquery

Site: www.soylocoportijuquery.com

Programação completa: www.soylocoportijuquery.com/