Jornal Estação

Você Lê no Metrô!

Educação

USP segue líder entre latino-americanas no THE World University Rankings

A USP é a melhor universidade latino-americana, de acordo com o World University Rankings da consultoria britânica Times Higher Education (THE). O ranking foi divulgado em setembro, durante o THE World Summit 2021, que acontece virtualmente.

Classificada na mesma posição do ano passado, no grupo de 201-250, a USP se iguala a instituições como a Universidade de Waterloo (Canadá), Universidade de Surrey (Reino Unido), Universidade da Coreia (Coreia) e Universidade de Tel Aviv (Israel). Das cinco categorias de indicadores, a USP ficou entre as 100 melhores instituições do mundo em duas: ensino e pesquisa.

No topo da lista estão a Universidade de Oxford (1° lugar), o Instituto de Tecnologia da Califórnia (2º) e a Universidade de Harvard (3°). Das dez primeiras posições, nove são de instituições norte-americanas.

Ao todo, o Brasil tem 59 instituições classificadas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda brasileira mais bem posicionada, no grupo entre 401-500.

Em sua 18ª edição, o ranking avaliou mais de 1.600 instituições de ensino superior de 99 países. A avaliação levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).

Times Higher Education

A USP também se destaca em outros rankings divulgados, neste ano, pela consultoria Times Higher Education. No THE Latin America University, um ranking dedicado apenas às instituições da América Latina, a USP ficou na 2ª posição, sendo a brasileira mais bem classificada.

Já no ranking das Universidades das Economias Emergentes, divulgado no dia 9 de março, a USP foi classificada na 13ª posição, mantendo a liderança entre as instituições brasileiras. O ranking avalia as instituições de 48 países considerados emergentes.

THE WORLD UNIVERSITY RANKING 2022
University of OxfordReino Unido
California Institute of TechnologyEstados Unidos
Harvard UniversityEstados Unidos
Stanford UniversityEstados Unidos
University of CambridgeEstados Unidos
Massachusetts Institute of TechnologyEstados Unidos
Princeton UniversityEstados Unidos
University of California, BerkeleyEstados Unidos
Yale UniversityEstados Unidos
10ºThe University of ChicagoEstados Unidos
201-250Universidade de São Paulo (USP)Brasil
401-500Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)Brasil

Share this content: