Exposição “Educação à Flor da Pele” homenageia professores no Metrô de SP

Para chamar a atenção da sociedade para a importância da valorização dos educadores brasileiros, o Instituto Península realiza, em parceria com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a exposição “Educação à Flor da Pele”. Os passageiros podem conferir a mostra gratuitamente até o dia 15 de novembro, na plataforma da estação Santa Cecília, da linha 3-Vermelha do Metrô.

A exposição apresenta professores de todas as regiões brasileiras em fotografias inéditas, nas quais cada um deles teve uma palavra “tatuada” com tinta removível no próprio corpo: Valorização, reconhecimento, respeito, amor e carreira. Essas palavras representam o que mais de mil educadores de todo o país mais desejam para a profissão, segundo a nova pesquisa do Instituto Península.

“Queremos sensibilizar as pessoas para o papel fundamental que o professor exerce na sociedade. Eles são o pilar que sustenta a Educação ao entrarem todos os dias nas milhares de salas de aula do país para garantir uma aprendizagem de qualidade para nossas crianças e jovens. Precisamos entender que valorizar o professor é multiplicar o futuro”, destaca Heloisa Morel, diretora executiva do Instituto Península.

Na exposição, o público é convidado a conhecer os professores José, Leila, Mariana, Romildo e Rosiane. Cada um deles expressa o sentimento que os conecta à profissão e o que esperam para a sua carreira, além dos seus maiores orgulhos ao longo da jornada como docentes. As fotos foram feitas em parceria com o projeto Feito Tatuagem – idealizado pelo fotógrafo Sergio Santoian e pela maquiadora Louise Helène.

Intitulada “Valorização da carreira docente: um olhar dos professores”, a pesquisa do Instituto Península que embasa a mostra foi realizada entre 17 de setembro e 05 de outubro. Os dados revelam o sentimento do professor brasileiro sobre a valorização de sua profissão pela sociedade, bem como o que significa ser valorizado como profissional da Educação.

A pesquisa completa está disponível para download gratuito no site do Instituto Península: www.institutopeninsula.org.br