Cinco maneiras de contornar a falta de brilho dos fios

foto: criado por benzoix/Freepik
Único jornal diário gratuito no metrô

A rotina corrida é uma das grandes causas da falta de brilho nos fios. Isso acontece porque muitas mulheres acabam deixando os cuidados de lado e passam a se preocupar apenas com a aparência e não com a saúde dos cabelos.

Para agilizar o momento de preparação e colocar os fios no lugar, muitas mulheres fazem da chapinha sua melhor amiga, mas, com o tempo – e sem a proteção necessária – ela pode se tornar uma inimiga.

O uso de química, como coloração e alisamento, pode até deixar o cabelo na forma e na cor desejada, mas se utilizada excessivamente e sem tratamentos posteriores, também pode tirar o brilho. 

Se você se identificou com essas situações, é bem provável que tenha ficado sem saber o que fazer. Para recuperar o cabelo brilhante, confira cinco dicas a seguir:
 

1. Dê um banho de queratina nos seus fios

A proteína ajuda a trazer de volta o brilho dos fios, pois repara os danos e dá resistência aos cabelos. Faça o teste: se você puxá-los e eles esticarem, é sinal de que precisam urgentemente de uma reposição de queratina.

Quando lavar o cabelo, utilize produtos que limpam os fios e devolvem a sua queratina. A linha TRESemmé Blindagem Antifrizz, por exemplo, proporciona uma infusão desse importante ingrediente. Ainda conta com Tecnologia Pro Iônica, que neutraliza as cargas elétricas dos cabelos, e ingredientes como Ácido Hialurônico, conhecido por suas propriedades elásticas e hidratantes, que contribuem para reduzir o aspecto ressecado e o frizz, aumentando o brilho, e por fim, a Queratina, principal componente de sua estrutura, conhecida por formar uma barreira protetora nos fios, melhorando o brilho.

Além do shampoo e condicionador, para finalizar os cuidados e garantir ainda mais brilho, a linha ainda conta com o Óleo Finalizador 5 em 1, com blend de óleos de Argan, Macadâmia e de Coco, nutre, recupera a maciez e o brilho, e alinha as pontas para finalização profissional e sem frizz, que atende cabelos ressecados por processos químicos ou naturalmente mais secos e opacos.

2. Faça um tratamento específico

Lavar o cabelo opaco com o shampoo e o condicionador corretos é o primeiro passo. O segundo é hidratá-lo com uma boa máscara de tratamento pelo menos 1 ou 2 vezes na semana.

3. Dê um banho de água fria

A água fria é uma aliada essencial na hora de devolver o brilho ao seu cabelo. Lavá-lo com água quente pode deixar os fios opacos e sem vida. Já a água fria ajuda a fechar as suas cutículas e diminuir a oleosidade.

Com as cutículas seladas, os fios ganham uma textura uniforme e embaraçam menos. Então, acabou de tomar aquele banho quentinho? Troque a temperatura do chuveiro e deixe a água fria cair sobre a sua cabeça por três minutos.
 

4. Use um protetor térmico

O cabelo também precisa de proteção térmica, principalmente se estiver sem brilho. O fio é composto de proteína e o excesso de sol ou equipamentos térmicos pode danifica-la. Como consequência, ele deixa de refletir luz e o brilho diminui.

Então, quando sair de casa ou sempre que for finalizar o cabelo com secador, prancha ou babyliss, use um finalizador para proteger o seu cabelo das altas temperaturas.

5. Atenção com a sua alimentação

Comer de forma adequada também contribui muito para melhorar a saúde dos fios e deixá-los brilhantes. Uma dieta rica em soja, por exemplo, é ideal, pois contém vitamina B, proteínas e sais minerais como o ferro, magnésio, selênio e zinco, essenciais para a saúde capilar, garantindo resultados mais duradouros.

Depois de seguir todas essas dicas, você perceberá uma mudança radical nos fios, com mais vida e muito brilho.