Trocar de emprego: como saber se é o momento certo

Foto: fauxels no Pexels
Único jornal diário gratuito no metrô

Renata Fonseca, diretora da Refuturiza Empregos, explica quais são os principais indicativos sobre quando é a hora de ir em busca de uma nova oportunidade

Ter estabilidade financeira e emocional, crescer profissionalmente e atingir sucesso na carreira são desejos que estão no topo das vontades do ser humano. Afinal, sentir-se realizado com o trabalho e o seu desempenho profissional são coisas que contribuem para uma rotina mais leve e produtiva. No entanto, quando não há mais motivação e felicidade no trabalho, é preciso refletir sobre a mudança de carreira.

“Mais do que buscar desenvolvimento dentro de uma empresa, os talentos precisam se autoconhecer para entender se aquela oportunidade é realmente o que buscam. Refletir sobre a carreira é sempre interessante, pois ajuda a entender se os objetivos do trabalho atual se encaixam aos nossos”, explica Renata Fonseca, diretora da REfuturiza – Emprego
e Educação para Todos.

Para a profissional, que é formada em psicologia e atua na área de RH há mais de 20 anos, é imprescindível que os talentos estejam atentos aos indicativos de saúde. “Esse trabalho está afetando a sua saúde física e mental? Está se sentindo ansioso, estressado, sobrecarregado e tem tido reflexos disso na sua saúde física? Questionar-se sobre isso também faz parte deste processo de reconhecimento, uma vez que a saúde física e mental precisa vir antes de qualquer oportunidade de emprego”, afirma. De acordo com Renata, além destes dois indicativos, a estagnação e a falta de oportunidades também são pontos a serem avaliados durante esse processo de avaliação sobre o momento certo para trocar de emprego. Afinal, se o objetivo de um profissional é crescer dentro da empresa, ele precisa de oportunidades reais para que isso de fato aconteça.

“Se o talento está desempenhando a mesma função há alguns anos e não vê uma oportunidade de crescimento em breve, está na hora de olhar para os seus objetivos profissionais com mais carinho. Se a empresa deseja reter os seus talentos, o mínimo que ela precisa fazer é valorizá-los, dando chances reais de desenvolvimento dentro da organização”, finaliza.